segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Campeonato Bacardi 2011 - Foi Batido ou Mexido?



Noh  o mais novo bar de São Paulo, localizado na Bela Cintra 1709, recebeu a etapa semi final do campeonato nacional BACARDI TRUE ORIGINALS.



Estiveram presentes alguns dos mais importantes nomes da mixologia nacional, Talita Simões, Marcelo Serrano, entre outros...














Os convidados puderam sentir o gostinho do que está por vir neste novo endereço da mixologia moderna. Enquanto o  Dj Adriano Cesarano embalava o ambiente com beats eletrizantes que percorrerão bases de Chillout ao Electro e outras variantes da música eletrônica. 



O serviço de bar não decepcionou, foram  servidos aos convidados coquetéis legendários, como a Pinã Colada com água de coco natural, da série de vídeos da campanha Bacardi True Original e  com técnicas modernas como  coquetéis a vácuo.



 THE HUMMINGBIRD clique e assista o video

 O campeonato o qual tive o prazer de participar como jurado, não decepcionou. Os competidores demonstraram conhecimento e nível técnico em suas execuções, fazendo com que a competição fosse equilibrada do inicio ao fim. Conceitos gastronômicos e históricos foram adicionados como ingredientes complementares em todas as apresentações.

 Nosso amigo Igor de Curitiba apresentou um coquetel com bases um tanto incomuns a coquetelaria convencional, se valeu de conhecimentos gastronômicos do restaurante que trabalha. Com foco na observação da Thai Cuisine, mixou elementos como banana, coentro, rúcula a Rum Bacardi Superior. Segundo Igor seu coquetel harmoniza bem com comidas condimentadas. Não foi o único bartender a buscar técnicas gastronômicas, ficou evidente a aproximação da Cozinha ao Bar. Henrique Medeiros do restaurante Kinoshita usou o termo “Coulis de Jabuticaba” para explicar um dos elementos que compunha seu coquetel.
Coquetéis com clara de ovos, que por vezes são transformados em tabus foram apresentados com muita eficiência por mais de uma vez. Marcelo Serrano apresentou um medium drink bem interessante com bases naturais de frutas e técnica de fácil preparo, se mostrou um mixologista que trabalha bem com técnicas modernas e compreende conceitos práticos.


 
  Talita Simões com uma apresentação impecável e objetiva apresentou e preparou  3 coquetéis aos jurado  em bom tempo, demonstrando-se muito a vontade e garantiu sua vaga para a final. Diga-se de passagem, o Tease Martini é um coquetel muito bem equilibrado e com ótima apresentação.


Rogério Rabbit, já bem conhecido aqui do pessoal do Obarvirtual, também foi um dos 3 bartenders a passar a etapa final, com o coquetel que nas palavras dele buscou refinamento na base do licor utilizado ao invés de fruta natural, coquetel este que levou clara de ovo como base emulsificante e não deixou resquícios de aroma de ovo. 

Paulo Freitas, Bar do Copa RJ, também participara da final. Paulo, que eu tive a oportunidade de conhecer na competição, apresentou-se de maneira muito segura esbanjando simpatia durante sua apresentação. Seu coquetel Thyme for a Drink, foi inspirado também em conceitos gastronômicos tendo como foco elementos da gastronomia mediterrânea. Muito interessante foi sua explicação sobre ervas infusionadas em coqueteleira com álcool base da receita para evitar a extração forçada através da maceração.

Ficamos no aguardo da próxima etapa, continuem acompanhando o OBARVIRTUAL...


Abs, Rodolfo Sousa (Bob)




O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

5 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS, BOB!!!!!
MUITO LEGAL, QUEM SABE NA PROXIMA ESTOU TBM...

Rodolfo Sousa (Bob) disse...

Que bom que gostou, tambem achei muito bacana todo o evento.
Espero te encontar competindo ano que vem.
Mas para isso seria legal você se identificar, para que eu poça te reconhecer, né!

Abs

Hugo Bonates disse...

Fala professor, como está? Quando irá rolar a final? Você será jurado também? Você podia sortear uns convites, o que acha!!?? rs...um grande abraço e até a próxima!

Rodolfo Sousa (Bob) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodolfo Sousa (Bob) disse...

Ainda não recebi a confirmação da data...

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes