quarta-feira, 24 de abril de 2013

Evento Hendrick’s Gin 2013


A semana continua agitada em OBarVirtual. Agora trazemos a você o treinamento com embaixador global da marca de Gin Hendrick’s, David Piper, que aconteceu em São Paulo. O evento foi oferecido a jornalistas e profissionais do ramo de bebidas, divididos em turmas. Nomes como Marcelo Vasconcellos, Turismólogo Laércio Silva "Zulu" e Igor Bispo, já conhecidos das colunas de OBarVirtual, estiveram por lá.




David Piper, embaixador global do Gin Hendrick’s
O embaixador nos apresentou um pouco da história e do contexto que envolve a evolução do gin, começando pelo seu elemento principal, o zimbro, que segundo David já era conhecido na Grécia antiga e usado como produto medicinal pelos gladiadores e posteriormente, na Idade Média, utilizado nas máscaras de bailes como proteção a contaminação contra a peste negra. A ligação com a medicina vai além, como todos sabem, inclusive passando pela Holanda onde é dada matriz de sua origem e chamado de Genever. A medicina fez usos diversos do gin, como anestésico e antisséptico. Mas isso já é assunto para um próximo post. 

A questão é que Hendrick’s é um London Dry Gin, produzido no oeste da Escócia, em pequenos lotes, por uma pequenina fábrica que preza pela qualidade e excelência acima de tudo. Por isso mesmo que todo o gin é destilado em um processo trabalhoso quase artesanal. Esse processo conta com dois destiladores muito antigos e especiais sendo que iguais a estes só existem seis no mundo. O que também diferencia muito esse Gin dos demais é a junção de pepino e rosas em sua composição. Elementos que facilmente puderam ser identificados na degustação. 

A degustação aconteceu em duas etapas: uma análise do produto em taça ISO, in natura, e posteriormente com uma pequena adição de água, o que facilitou a evolução de alguns aromas (a água serve para abaixar o volume de álcool do destilado, facilitando a percepção de aromas). Afirmo, é um ótimo produto. E confesso que já era fã.

David Piper apresentou também um coquetel, porém pediu que não fosse divulgado. Tão estranha quanto sua atitude foi sua apresentação na hora do preparo do coquetel. David se mostrou um excelente embaixador, mas um mixologista mediano. Nem a ajuda de Sylas Rocha conseguiu disfarçar a falta de intimidade do inglês com a coqueteleira. O que não se pode deixar de registrar também é o fato de que a apresentação tinha um cunho totalmente focado nos consumidores, o que decepcionou alguns profissionais, já que o conteúdo deixou a desejar. Para alguns companheiros, um evento do porte de uma bebida tão apreciada gerou a expectativa de um conteúdo mais objetivamente voltado à mixologia. Compartilho da opinião de alguns amigos que se mostraram frustrados, por participar de um evento no qual o palestrante não demonstrou habilidade na coqueteleira e não trouxe nenhuma informação relevante, distribuindo um cartaz da marca ao final. Os profissionais de São Paulo também ficaram descontentes em saber que o tratamento diferenciado não parou por aí. Jornalistas e bartenders cariocas tiveram como consolo ao menos uma garrafa do Gin  Hendrick’s. Esse sim, que não deixa nada a desejar.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

2 comentários:

Laercio Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laercio Silva disse...

Belo post meu caro Rodolfo - Bob, diante disso, não há como deixar de ressaltar, que a expectativa do evento não foi suprida, ao olhos dos profissionais, pelo menos.
Não posso deixar de ponderar que, o nosso amigo representante do LONDON DRY GIN DA ESCÓCIA - (definição esclarecida pelo Sr. Piper) fez parecer não ter muita intimidade, além de técnica, mas também do produto. Algumas vezes repetidas nosso amigo nos surpreendeu com certa, falta de palavras para descrever o produto. Por sorte o tradutor conhecia alguns termos ligados a bebidas, e ... o salvou, diria.
Mas, foi produtivo.

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