segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Mercado, uma feira de boas surpresas



Gente bonita e descolada, muito Rock and Roll e ótimas comidas e bebidas no coração da capital paulista. Esse foi o cenário da feira gastronômica "O Mercado" que aconteceu nessa sexta-feira, 19, na Rua Augusta, em São Paulo.


Um carro vermelho antigão estacionado em frente ao espaço Dive Bar, onde o evento foi realizado, já dava o recado de que algo bom estaria por vir. A fila de pessoas na entrada confirmava nossa impressão de que havíamos acertado na escolha da noite de sexta. Durante nossa espera na fila, cerca de 15 minutos, podíamos observar pela vitrine de vidro o bar de coquetéis lotado e as barriquinhas de comida a todo vapor, o que, claro, só aguçou nossa curiosidade. Antes mesmo de entrar, podemos comprar as fichas com os caixas ambulantes que auxiliam as vendas dos caixas fixos dentro do evento.  Por mas incrível que possa parecer, até a equipe de segurança, normalmente truculenta e mal humorada, também surpreendeu ao nos receber com cortesia e oferecer o Folder Cardápio da feira de maneira cordial.

Já do lado de dentro, as opções do cardápio eram
tão entusiasmantes que demoramos mais uns dez minutos, acompanhados do som do bom e velho Rock and Roll e do vai vem de meninas bonitas e rapazes tatuados, até conseguirmos escolher  por onde iríamos começar.  E não deu outra. Olhei pro bar, o bar olhou para mim e lá fui eu, ao lado de minha fiel companheira de cruzadas etílico-gastronômicas  Yasmin Yonashiro, especialista Sommelier em Saques, experimentar o cardápio oferecido pela Drink Lab - empresa do mixologista e barista (Ah! E também blogueiro) Marco de La Roche.

A primeira pedida foi pelo que me pareceu menos doce dentre as opções do cardápio. Bomberinho Chic: Cachaça, limão siciliano, laranja e grenadine; Batida de Paçoca: Cachaça, paçoca, creme de leite e leite condensado; Refresco de Café: Vodka, licor de banana, café coado e especiarias. Eu me rendi ao Gala de Raba: Cachaça infusão de mate, vermouth tinto, abacaxi e o limão. Para acompanhar a secura e a citricidade do coquetel optamos por uma porção de Lula Frita do Bruno Fischetti (Ramona): Lula frita com catchup caseiro de jalapeños. E mais uma vez acertamos em cheio e uma harmonização surgiu à deliciosa gordura e a maciez da carne preparada com primazia se fundiu espetacularmente com o coquetel. Não posso deixar de falar da deliciosa cerveja Mula, Alexandre 
Sigolo 
(Cervejaria 
Nacional) com seu sabor amargo e do sanduíche de barriga de porco preparado pelo Alex Sotero (Armazém Bacco) cozido lentamente durante 48h em ervas colhidas de sua horta, servida em pão francês com "cotton onions" e pickles caseiro, que sai por R$15.

O mixologista, barista e blogueiro Marco de La Roche
Entre outras opções variadas de comida e bebida escolhi falar de mais uma que achei incrível. Dada clara a criatividade inspirada no lúdico brasileiro, Marco preparou uma versão de um dos coquetéis mais rebuscados da década de 90, o badalado Cosmopolitan, e transformou com elegância em um Geladinho/Ju Ju/Sacolé, conhecido de todos os que tiveram  infância em território nacional. Realmente foi junto com os quadrados desenhados a giz atrás de seu bar, uma das maiores sacadas para adentrar na veia cultural de se vender coquetéis em uma feira gastronômica. Nós, aqui d'OBarVirtual, tiramos o chapéu e indicamos. Fiquem de olho e confiram as próximas edições da feira.
                                               

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

2 comentários:

Marco De la Roche disse...

Ah, que legal que gostou Bob...
Não espero pra chegar o próximo, que será de inverno e estaremos regados a choconhaque e quentões...coisa boa!
abss

Rodolfo Sousa (Bob) disse...

Gostei mesmo Marco está de parabéns. Nos avise que com certeza estaremos por lá conferido e degustando seus coquetéis.
grande abs

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes