sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vendas de bebidas desaceleram por fraqueza dos países emergentes - Ctrl C Ctrl V


As companhias globais de bebidas Diageo e SABMiller divulgaram quedas nas vendas do primeiro trimestre nos principais mercados emergentes nesta quinta-feira (18/04), culpando as condições econômicas mais fracas que forçam consumidores a gastar menos. 

Fonte: Portal iG
Os enfraquecimento dos negócios acrescentam evidências de que mercados como Brasil e Coreia do Sul estão desacelerando, e que isso está se refletindo nos gastos dos consumidores em bens de consumo eventual.
Mas a cervejaria SABMiller teve alguns pontos positivos, incluindo em partes da África e também no Leste Europeu, onde novos lançamentos de produtos premium ajudaram a impulsionar as vendas.
A Diageo, fabricante do uísque Johnnie Walker e da cerveja Guinness, disse que o volume caiu 1% nos três meses até o final de março e o crescimento das vendas foi de 4%, abaixo das previsões, apesar da força em seu maior mercado, o de destilados nos Estados Unidos.
O crescimento desacelerou em todas as regiões em mercados emergentes da Diageo, notando-se um sentimento fraco do consumidor particularmente no Brasil, onde as vendas no varejo caíram, à medida que consumidores sentem o aperto de uma economia de crescimento lento e inflação em alta.
"Dadas as nossas posições de mercado e diversidade geográfica continuamos confiantes de que o desempenho da Diageo continua a estar em linha com a nossa orientação a médio prazo", disse o presidente-executivo da Diageo, Paul Walsh, em um comunicado.
A cervejaria SABMiller também sinalizou uma demanda fraca na América Latina. A empresa informou um aumento total de 3% no volume de cerveja lagger no trimestre, em linha com as estimativas, mas divulgou uma surpreendente queda de 1% na América Latina, sua maior região.
A SABMiller não tem uma presença significativa no Brasil, mas tem mais de 90% do mercado na Colômbia, Equador e Peru, onde vende marcas como Aguila e Cusqueña.
O grupo de destilados francês Remy Cointreau divulgou crescimento trimestral de vendas melhor do que o esperado, de 12,4%, conforme a demanda por conhaque durante as comemorações do Ano Novo chinês foi alta e as vendas aumentaram na Rússia e Grã-Bretanha.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes