quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ketel One Fraternity - Foi Batido ou Mexido?

Em breve teremos mais uma etapa classificatória para a final global da maior competição de coquetéis do mundo:  o campeonato World Class DIAGEO. 

Às vésperas do evento, o grupo Ketel One Fraternity se reuniu no mercado Municipal de São Paulo na manhã de segunda-feira, 27, em busca de novas ideias e troca de informações etílico-mixológicas. A jornada foi conduzida pelo embaixador da linha Reserve Diageo, Fabrício Marques, e contou com a presença de campeões de nível nacional, como Rafael Pizanti, e mundial, como o australiano Tim Philips.

Tim Phillips, campeão global


O clima de descontração predominou durante a experimentação de frutas diversas, temperos e a troca de experiências entre os participantes. Fabrício Marques e o mixologista Tim Phillips (visivelmente contente com a grande variedade de frutas) incentivavam a todo momento a degustação e a interação entre os presentes, maquinado o que estaria por vir.

Já na parte da tarde, fomos recebidos na sede da Drink Design para colocar em prática o que aprendemos na nossa ida ao Mercadão. A abertura da cerimônia ficou por conta de Tim Phillips, que nos apresentou 4 coquetéis e explicou sobre a escolha das técnicas. Depois do almoço foi a vez dos mixologistas da Ketel One Fraternity colocarem a mão na massa (e na coqueteleira), desenvolvendo e criando receitas já em ritmo de competição.

J. Kennedy, promessa da mixologia


Na apresentação, coquetéis leves como o Tom Collins Pitaia de Jim Phillips, à robusta releitura de Gold Label Old-Fashioned Cowboy, apresentado pelo jovem J. Kennedy (com sua cara de garoto, mas com coquetéis de gente grande). Confesso que este foi meu preferido. Notas de defumadas e amargor para lá de equilibrado, servido sem gelo em copo baixo, após resfriamento em mixing-glass. O Gold Cocktail- vale uma visita ao balcão de nosso amigo, que é um dos fortes candidatos desta competição. 

Muitos outros coquetéis flavours e estilos foram criados, revistos e todos tiveram a oportunidade de trocar técnicas e experiências entre si. Realmente, um dia para ficar na memória, que motivou e foi mais do que uma simples experiência para esses profissionais.

Rafael Pizanti, campeão nacional


Gostaria também de ressaltar o coquetel feito pelo nosso parceiro aqui n´O Bar Virtual, Zulu, que fez um coquetel encorpado a base de rum Zacapa e licor de pimenta o que conferiu notas de defumado.

Deixo aqui minhas congratulações à Fabrício Marques e  toda equipe da Drink Design pelo carinho em receber nosso blog e todos os participantes da Ketel One Fraternity, incentivando e promovendo o avanço da boa coquetelaria. Congratulações e vida longa a nós...


Zulu, campeão da etapa Ketel One - São Paulo

Para encerrar, divido com vocês as informações que recebi de meu companheiro Gerson BendzIus um dos responsáveis pela organização do World Class DIAGEO no Brasil.

Segundo Gerson, 30 competidores participarão da grande final do World Class Brasil, nos dias 10 e 11 de junho, sendo que os 10 primeiros classificados são aqueles que já foram os 10 melhores do WC 2012 e que ainda estão na ativa no bares Diageo. Outros 6 finalistas se classificaram através da Fraternidade Ketel One, no Rio de Janeiro, dia 06 de maio no Bar Meza. Lá se classificaram Jéssica Sanchez (Meza Bar), Fabiano Dias (Brigittes) e Renato de Castro (Astor RJ). Em São Paulo temos Zulu (Noh), Patrick Jardim (The Spy Bar) e Kennedy (MyNy). Todos eles tiveram que apresentar duas receitas seguindo os desafios de Caipiroska Twist e Trendy Ketel One. A grande final será a partir do dia 19.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes