terça-feira, 28 de maio de 2013

Mistura de limão com açúcar, doce/azeda - Doses de Sabedoria

Misturas Para Bar


A dica de hoje é sobre um dos preparados preferidos de muitos bartenders.


A mistura de limão com açúcar, utilizada na década de 90 e inicio do ano 2000 já foi chamada Sweet and Sour Mix, Sour Mix, Mix de Limão ou “Mix Especial”, o que para alguns parecia até mesmo um segredo ou algo diferente de Limão e Açúcar. Mas na verdade era a mania de americanizar uma simples mistura, doce azeda, de cítrico e açúcar.

Na coquetelaria de eventos, que em geral, tem sua base em coquetéis simples a base de licores e xaropes servidos em copos plásticos. A mistura de limão se tornou o verdadeiro coringa e o MOJO dos FlairBatenders de mais de uma geração.

Faço minha as palavras de meu grande amigo Sanka: “se tirar o mix de limão de uma galera ai! Ferro, não sai mais nada.”

A verdade que é este tipo de pré-preparo é a influencia da cultura da rede de bares americanos TGI Fridays, que teve seu apogeu por volta da década de 90, e difundiu uma cultura de mixes para bar, o que facilitava e muito na produção em quantidade de coquetéis.

Existem marcas como a empresa Finnest Call, que produz em escala industrial, variações de mix, purês de frutas e outras bases para coquetéis. Porem o Brasil é um país rico em diversidades de frutas, sendo de facilidade imensa se conseguir produtos frescos ou mesmo orgânicos, facilitando a utilização de processos artesanais e dispensando o uso de licores, xaropes, purês e mix industrializados.

 E com nossa ajudinha você mesmo poderá fazer suas próprias misturas para coquetéis. “borá pro fogão galera!!”


Mistura de Limão com Açúcar Doce Azeda. (passo a passo)


 Passo 1:


 Esprema os limões, coando em peneira fina para não ficar grumos e reserve.

Separe um mesmo volume de açúcar









Passo 2

Junte os dois em liquidificador e bata bem, até todo açúcar dissolver


Passo 3:

Reserve para o uso em um recipiente e mantenha refrigerado. Um porta sucos é o ideal, mas uma garrafa com biqueira resolve






Dica do Bartender  Sanka Brunelli,  ele diz que: 

“para um mix de limão menos doce e muito mais cítrico, que é o de minha preferência, eu utilizo a proporção de 700 ml de sumo de limão  e completo com açúcar, utilizando o marcador do próprio liquidificador como referencia. Ao alcançar a marca de um litro no copo eu bato ambos. E temos nosso mix mais cítrico. Você vai notar a diferença no coquetel já pronto, ele realça sabores e não deixa doce de mais, como deve ser um bom tempero de coquetel”

"dizem que dura até três dias porque o açúcar é um otimo conservante. Porém eu que primo por ingredientes frescos, aconselho que seja feito no inicio do turno e dispensado ao final."

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima colocação sobre o Sweet & Sour .Mas vale também ressaltar sobre a influencia do Acido cítrico no ph bucal.
Fica mais uma dica sobre a utilização do Sweet & Sour.

Abraços

Unknown disse...

Perfeito

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes