quinta-feira, 9 de maio de 2013

O que se bebe Hein, Caribe?



O que é o Caribe?




A região das Caraíbas é berço de diversos ritmos musicais como o reggae e o ska provenientes da Jamaica, o merengue e a bachata da República Dominicana; o calipso (que não tem nada a ver com a Joelma) de Trinidad e Tobago; o reggaeton partilha as suas origens entre Porto Rico e Panamá, o son cubano e o son montuno originários de Cuba; a cúmbia, o porro e o vallenato da costa das Caraíbas colombianas, entre outros.
Caribe ou Caraíbas constitui uma região do continente americano, formada pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares no Mar do Caribe, também chamados de Antilhas ou Índias Ocidentais, nome originado pela crença inicial de que o continente americano fosse, na verdade, a Índia. O Caribe está localizado na placa tectônica Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central.


Primo da cachaça, o rum é o destilado do Caribe

A cana-de-açúcar chegou ao Caribe pelas mãos de Cristóvão Colombo, no final do século XV, e espalhou-se por todas as ilhas. Possivelmente, foi em Barbados a primeira destilação de Rum. Até a década de 70 do século passado, a bebida fazia parte da "ração" diária dos marinheiros ingleses. O rum foi usado como moeda de troca e foi à bebida mais consumida no período inicia da colonização americana. Foi levado através no mundo na época das grandes navegações sendo muito mais popular nas embarcações do que os fermentados que estragavam facilmente em alto mar.

Ernest Hemingway escreveu as seguintes frases: “My Mojito in La Bodeguita, My Daiquiri in El Floridita”. As frases estão emolduradas e penduradas na parede do bar mais famoso de Havana, La Boguedita del Medio, no bairro antigo da capital cubana, somente a alguns quarteirões de distância do restaurante La Floridita, onde o escritor sentava-se todos os dias para uns quatro ou cinco coquetéis.

No caribe são utilizados largamente em coquetéis de frutas, os famosos, Ponches, mixado a refrigerantes, sucos de frutas e dão origem aos mais populares coquetéis, como os Daiquiris, Mojitos, Piñas Coladas e a popular mistura com refrigerante de cola, a Cuba.



● CUBA – runs leves e suaves;
● JAMAICA – runs fortes, encorpados, envelhecidos em carvalho e duplamente destilados;
● BARBADOS – runs médios, com sabor acentuado de carvalho;
● MARTINICA – runs encorpados;
● PORTO RICO – runs leves.

O rum pode ser servido em temperatura ambiente, puro, como digestivo ou para acompanhar um bom charuto. O copo de conhaque pode ser usado para os mais especiais e envelhecidos para ajudar na compreensão dos aromas. O rum branco, gelado fica mais fácil de ser bebido. 




Mojito 


6 ou 7 folhas de hortelã 
2 Colheres de chá de açúcar
1/2 Dose de suco de limão
1 Dose de rum prata leve
4 ou 5 pedras de gelo picadas
Club soda ou água com gás

Misture o açúcar e o limão em um 
copo alto. Coloque as folhas de 
hortelã e as amasse levemente. 
Coloque o gelo picado e o rum. 
Complete com club soda. 
Mexa levemente e sirva com canudo, 
mexedor ou ramo de hortelã

Para beber bons Mojitos em São Paulo vá ao  NOH Bar e experiemente a desgustação de Mojitos.


www.nohbar.com.br/
Bela Cintra, 1709, 01415-001 São Paulo
011 2609-3673

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes