quinta-feira, 16 de maio de 2013

Treinamento Glenfiddich SP - Cutuvelu Nú Balcão


Aconteceu em N.O.H Bar e Restaurante, terça feira (14/05), o treinamento oferecido pela empresa Willian Grant & Sons de um de seus Brands em foco a linha do single malt Glenfiddich, com suas variações 12,15 e 18 anos.



A equipe do Flair Brasil e a brigada de trabalho junto aos sócios do restaurante receberam as instruções do National Embassador Brazil, Christiano Protti, sobre o posicionamento da marca no mercado atual, história da destilaria Grants com foco em Glenfiddich. 

Christiano fez uma introdução básica sobre a categoria de Scotch whiskys e explicou as diferenças entre produção de Whisky Blend, categoria mais popular no mercado brasileiro, e deixou claro o interesse da marca em educar o consumidor a compreender e experimentar o universo de seu produto. 


Os participantes puderam fazer uma visita virtual à destilaria durante a interação com elementos como a turfa (espécie de carvão vegetal muito utilizado na Escócia para secagem de malte), experimentar a matéria prima dos Single Malts, a cevada, ver de perto ripas utilizadas nos barris da Glenfiddich e, claro, degustar os brands da marca. A degustação aconteceu em etapas iniciando pelos uísques 12 anos que segundo o embaixador é uma ótima opção a ser oferecida aos clientes que ainda não conhecem categoria dos Single Malts. Dado ao custo mais baixo seria também uma opção para oferecer em coquetéis. 

Guiando os espectadores durante a experimentação dos brands, Christiano deu um salto direto para a linha de 18 anos, sua justificava foi realmente impactar para facilitar a compreensão da complexidade oferecida pelo produto com notas mais complexas e sabores mais bem elaborados entre os três.

O 15 anos também não decepcionou sendo um dos mais elogiados pelos participantes. 
Com notas mais adocicadas e um processo de produção e envelhecimento distinto impressionou muito a todos. O uísque passa por um sistema diferenciado de envelhecimento, o método solera, no qual todos os uísques são sempre misturados em um grande barril que nunca é esvaziado. Sendo assim podemos dizer que mesmo levando a data de 15 anos que é a idade do uísque mais novo misturado em sua mistura, temos ali a idade também do mais velho também. O resultado é um uísque macio na boca, untuoso menos picante que o 18, mas fácil de ser bebido por quem ainda não está tão acostumado com bebidas mais opulentas.

Muito mais rolou no treinamento, assuntos mais técnicos e dicas de vendas, percepções do embaixador sobre as categorias e marcas concorrentes em relação ao seu produto ajudando assim a brigada e a equipe da Flair Brasil e N.O.H. compreenderem um pouco mais sobre o produto e também sobre a categoria e assim oferecer aos seus clientes mais qualidade na hora da escolha de seus próximos scotchs.


Segue um breve resumo, que servirá de dica para todos apreciadores e vendedores de uísques.

Diferentes uísques escoceses.

O tipo de produção caracteriza diferentes estilos entre eles os mais comuns:

Blends-  feitos da mistura de vários uísques (de grãos e de maltes).

Single Malt-  produzidos a partir de uma mistura de grãos maltados e é destilado num único local. Normalmente utilizam a cevada.

Regiões e terroir

A Escócia é dividida em 4 regiões principais

ILHAS- notas de turfa, defumados. Chama-se de uísques fumados.

LOWLANDS- costumam ser mais leve em paladar e aroma.

HIGHLANDS/SPEYSIDE- é responsável por 70% da produção do território. São vários estilos e devido ao grande número de destilarias. Tendem para notas frutadas e adocicadas.




Sobre Glenfiddich

Pronuncia correta. “glenfidiqui” (por favor, bartender pare de falar errado).

12 anos - ótimo para clientes que estão acostumadas a marcas tradicionais de uísque Standart e Blend 12.

15 anos - pode ser servido na hora da sobremesa devido suas características adocicadas e é excelente para convidar aquele cliente que está interessado em curtir novas experiências.


18 anos – em regra, os uísques e destilados mais robustos e com maior complexidade acompanham bem charutos, ótimo para bebedores e apreciadores que costumam beber moderadamente e curtem cada gota de seu destilado com satisfação e prazer.






O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes