domingo, 30 de junho de 2013

Cervejas sem álcool pode ser boa - Cutuvelu Nú Balcão

Suplemento do bom para malhar é cerveja! A descrição da cervejaria Erdinger sobre sua cerveja sem álcool poderia estar facilmente na capa de uma das revistas para aficionados por academia: "tome cerveja sem álcool e turbine seu treino" ou coisa do tipo. 


"Totalmente natural e livre de aditivos químicos, gordura ou colesterol, Erdinger Sport é uma bebida isotônica, que mantém o sabor original da cerveja de trigo.
A Erdinger Sport contém todas as vitaminas do Complexo B, além de minerais como Potássio, Fósforo, Magnésio, Sódio e importantes aminoácidos como o BCAA. 
Resíduo alcoólico: 0,39% 
Kcal por 100 ml: 25 kcal"




Conversamos com o especialista Daniel Wolff, sommelier de cervejas e proprietário do site Mestre-Cervejeiro.com, e ele nos conta sobre está historia de cerveja sem álcool.



OBarVirtual: Dá pra chamar de cerveja a cerveja sem álcool? Como é a produção dessa bebida?
Daniel Wolff: Sim, é uma cerveja, porém o álcool foi retirado através de processos físicos-quimicos, ou utilizando outra técnica que é o controle na etapa de fermentação para gerar a quantidade de álcool aceitável na legislação para o produto, no Brasil, de até 0,5%.

OBV: Quando surgiu a cerveja sem álcool?
Daniel: Olha, sendo bem sincero, não faço ideia do histórico nem data e local de surgimento da cerveja sem álcool. Mas os motivos podemos deduzir. Foi feito para pessoas que adoram o sabor da cerveja, mas por alguma razão não podiam consumir álcool.




OBarVirtual: Como a cerveja tradicional, a cerveja sem álcool pode acompanhar pratos? Quais seriam osque harmonizam com esse tipo de cerveja?
DanielAqui vai depender do estilo de cerveja. Nós não temos somente um tipo de cerveja sem álcool, mas temos vários. No Brasil, encontramos principalmente a cerveja to estilo Pilsen e a de Trigo sem álcool. Também já provei aqui uma American IPA sem álcool - muito boa por sinal - da cervejaria escocesa Brewdog.


Mas vamos lá, de uma forma rápida, podemos fazer um menu harmonizado só com as sem álcool que encontramos aqui: 
- Entrada: Opa Bier Sem Álcool (Joinville, SC) x Carpaccio com folhas verdes
- Prato: Erdinger Sport (Alemanha) x Frango grelhado ao Curry
- Sobremesa: Brewdog Nanny State (Escócia) x Queijo Grana Padano com Mel


OBarVirtual: Quais marcas de cerveja sem álcool você indica?
Daniel: Todas as citadas acima!




Saiba mais
Conheça mais da cultura cervejeira em Mestre-Cervejeiro.com

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

1 comentários:

Sonia Ishibashi disse...

Parabéns pela matéria.
Poderia nos indicar as Cervejas sem álcool Nacionais com sugestão de Cardápio?
sucesso.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes