Pedimos a top mixologista Jéssica Sanchez para explicar os detalhes da apresentação que a sagrou a primeira mulher campeã da competição Grey Goose Vive le Revolution Brasil.
Nouvelle Vague faz referencia ao Movimento Artístico do
Cinema Francês em paralelo com a Historia da Grey Goose. Entrelaçadas, as duas
historias representam uma ideia inovadora, cada uma em sua vertente. O Nouvelle
Vague trata-se de uma proposta de experiência gustativa sensorial, onde todos
os sabores palatáveis ao ser humano encontram-se equilibrados numa mesma
experiência.
Tecnicamente, ao dar o primeiro gole você ira salivar, devido ao sabor umami. O que o fará dar um segundo gole, onde você sentirá todos os outros sabores ao mesmo tempo.
O coquetel faz uma brincadeira com o equilíbrio entre o doce e o amargo. Na apresentação, foi usado um 'PTC – Paper taste”. Tira de papel utilizada para medir o nosso grau de sensibilidade ao amargor. A tira foi usada para exemplificar como cada um de nós tem uma característica e sensibilidade gustativa diferente e completamento individual. A proposta é a da reflexão sobre os sabores, como eles nos afetam e qual a influencia que nosso corpo tem sobre o que sentimos. Apesar de ser a mesma receita, cada um terá uma percepção diferente. E, a partir disso, gerar uma ponderação sobre como a percepção que temos do mundo é influência do que sentimos e como o que sentimos reflete no que representamos para o mundo.
Nouvelle Vague 50ml
Grey Goose Vodka
20 ml Aperitivo de Laranja (Aperol)
10 ml suco de limao
siciliano
15 ml xarope artesanal de bitter
2 gotas de tintura de sal
1 zest de
limao siciliano
Em um mixing glass (copo mexedor) adicione todos os
ingredientes, pedras de gelo e mexa. Coe para uma taça previamente resfriada e
finaliza com o zest de limão siciliano.
O texto a baixo foi entregue a cada jurado em um belo papel carta
Grey Goose Vive La Revolution
2013
Nouvelle Vague
A percepção da liberdade sensorial
Nouvelle
Vague foi um movimento artístico do cinema francês caracterizado pela juventude
e transgressão de regras impostas pelo cinema comercial. Eles pregavam a autonomia
criativa, e representavam um nível de expressão completamente novo na categoria
cinema, assim como a Grey Goose na categoria vodca.
No
momento em que Sidney Frank idealizou a Grey Goose, o mercado de vodca no mundo
era um mercado voltado para um mesmo objetivo, a neutralidade. Ser insípida,
inodora e incolor eram os requisitos primordiais para a melhor vodca até então.
E isto elevava a valorização das inúmeras filtragens e destilações.
Sidney
Frank buscou o diferente. Ele queria expressar sabores e aromas agradavelmente palatáveis
e numa confluência de tempo e tendências, surgiu a Grey Goose. Esses dois
movimentos não foram involuntários ou por acaso. De fato, a busca por produtos
com o qual sentimos alguma ligação emocional e com um valor histórico agregado
tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Fácil notar com o reflexo que
hoje as coisas que remetem ao passado tem. O ‘feito em casa’, o antigo, os
filtros nas fotos, os brechós, a moda das feiras de antiguidades… Isso tudo
carrega um bocado de história consigo. E cativa.
Quando
Sidney Frank decidiu mudar o rumo que ele enxergava do consumo de vodca, ele
compreendeu isso. Entendeu que cada vez mais as pessoas sentiam a necessidade
de SENSAÇÕES, de explorar o sensorial.
A interpretação a partir da experiência pessoal
Cada
um de nós sente numa intensidade diferente mais ou menos amargor de acordo com
a influência que o nosso corpo sofre em relação/exposição aos sabores.
A escolha/preferência por determinado sabor ou aroma e
a maneira que ele reage em contato com o seu corpo revelam muitas coisas sobre
quem você é. (Lavabre, Marcel - Aromaterapeuta).
Cada
um de nós tem uma percepção diferente sobre as mesmas coisas. Isso nos faz
compreender que a percepção de um sabor vai além do gosto pessoal. Que qualquer
produto sofre transformação e torna-se o que seu organismo refletiu dele. E
este é ponto principal: Enxergar além do que se vê. Sentir além.
A
Grey Goose busca exatamente valorizar essa característica: a unicidade na
percepção de sabores. Quando Sidney decidiu mudar o rumo, ele olhou através,
olhou além. Compreendeu a necessidade de percepção de sabores, e que isso vai
muito além de um gosto pessoal. Para cada paladar, teremos uma intensidade
pessoal diferente. E independente da percepção pessoal, será sempre uma
incrível experiência. É através da sensorialidade que chegaremos as melhores
experiências de nossas vidas. E a Grey Goose é um bom caminho.
A
percepção que temos do mundo é a representação da liberdade.
Fly beyond.
Cheers!
Jessica Sanchez
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