Vasculhando um material antigo, encontrei uma série de anotações sobre bebidas e regiões que há muito eu havia começado a classificar, em uma tentativa de compreender hábitos de consumo no mundo e por fatores geográficos. Isso pode até parecer "papo de doido" para aqueles que ainda não fazem parte do universo etílico e não estão habituados com questões como terroir. Mas, em uma série direta e reta, vamos postar semanalmente algumas relações de bebidas com suas regiões produtoras e, sempre que possível, os hábitos de consumo local. Começaremos com a Espanha. Acompanhem!
Espanha
Brandie "Fundador" |
A variedade de bebidas é muito grande, mas a atenção maior sem duvida é para derivados de uva. Sherry e Montila são característicos aperitivos.
Vinho para acompanhar refeições é frequentemente tomado como drinque. Malga, Tarragona e uma quantidade grande de outros vinhos “fortificados” acompanham as sobremesas; Brandies de todos os tipos e licores como o Cuarenta y Tres.
As Copas são as bebidas (cerveja, vinho, sangria etc); os tira-gostos são as famosas Tapas que tradicionalmente acompanham as Copas, que variam de queijos a testículos de touro. Algumas parecem refeições, como por exemplo, salada de ervilhas, nozes, azeitonas, feijões e cogumelos.
Frutos do mar são mundialmente conhecidos como lulas e polvos cozidos en su tinta, grelhados e em molhos; carnes defumadas salsichas picantes e omeletes espanholas acompanham o beberico. Basicamente ao pedir uma bebida a Tapa já vem inclusa.
Las tapas españolas |
A história com mais fundamento sobre a tradição das Tapas, ao meu ver, tem relação com os insetos que incomodavam muito no verão. Tornando-se, então, tradicional e folclórico servir una Copa coberta com um pão com jamón (presunto) ou outro petisco.
0 comentários:
Postar um comentário