domingo, 1 de setembro de 2013

Infusões em líquidos por Zulú em Doses de Sabedoria



Dando continuidade à série das infusões, pedimos ao mixologista Zulu uma receita sobre infusões em líquidos. Sabem aquela pinga de carqueja do boteco do seu Zé?! Os bartenders do mundo inteiro há tempos, dedicam esforços a testes semelhantes. Que alguns gostam de chamar de mixologia moderna...

 Abaixo, vocês conferem a receita e uma dica de um livro que deve fazer parte da biblioteca de todo candidato a vagas no atual mercado mixológico brasileiro.

 Twist SideCar por Laércio Silva - Zulú
 Técnicas nas linhas Twisted, ou de variações de coquetéis clássicos e vintages sempre atraíram muita atenção. Nesta vertente, a obra do mixologista Tony Abou-Ganin, The Modern Mixologist (Publicado em 2 de Março de 2010 por Ágata Surrey), cujo propósito é, principalmente, descrever as mais diversas técnicas é um exemplo a ser seguido; por esse motivo, para uma releitura do SideCar, o texto de Abou-Ganin serve como inspiração em diversos aspectos, como, por exemplo, na infusão de frutas:
“Uma das minhas infusões de frutas favoritas é a que envolve a combinação de camadas de abacaxi, morangos, mirtilos e fava de baunilha. Sua realização é bastante simples:

1-em um frasco transparente de boca larga, adicione um abacaxi maduro cortado; em seguida, despeje uma camada de morangos fatiados, seguidos de mirtilos e, por fim, uma fava de baunilha cortada longitudinalmente com sementes expostas; faça isso até que ¾ do recipiente estejam cheios.

2-Realizadas as instruções anteriores, cubra as frutas com vodca – guarde as garrafas para uso posterior – sele a jarra e guarde em um lugar fresco durante um período de 5 a 7 dias ou até que o sabor e doçura da infusão o agradem.

3- Quando estiver satisfeito com o sabor, coe o produto das infusões e o recoloque nas garrafas de vodca guardadas, as quais devem estar higienizadas e secas (o líquido resultante pode ser armazenado em um frigorífico por até um mês).”
A partir dessa referência, retirada do The Modern Mixologist, desenvolveu-se o ingrediente twist para o meu SideCar; batizei-o de Infusão de Cítricos. Com a ideia de substituir o licor de cascas de laranjas do já tradicional SideCar, usei uma mistura de Limão Siciliano, Laranja Bahia, Grapefruit, abacaxi e maracujá; infusão em Brandy com adição de açúcar por 8 dias. Durante esse tempo, os óleos essenciais das cacas dos cítricos são liberados e isso faz com que se assemelhem aos licores tradicionais de casca de laranja, porém com notas de frutas tropicais, como as do abacaxi e do maracujá. O resultado foi um coquetel com equilíbrio de aroma, corpo e sabor.
  
Receita para o Twisted SideCar você confere na sexta feira em nossa coluna Um Drink! Um Bar!


Sobre Zulú - Laércio Silva - Zulú - cursa Turismo na Universidade Nove de Julho. É Mixologista Chef de Bar em NOH Bar e Restaurante. Colaborador do blog OBARVIRTUAL, segue sua carreira apaixonado por Bitters e técnicas de coquetéis.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes