segunda-feira, 9 de setembro de 2013

VODKA - Simples. "Só que não"



Hoje damos a largada a mais uma série em OBarVirtual. É por tanto ver nas baladas e nos cursos que dou o apreço pela branquinha globalizada, a vodka, que daremos mais um passo e tentaremos explicar um pouco mais sobre uma bebida que parece ser simples. “Só que não”.



Vodka

"Não tem a menor pretensão de ser atraente, de agradar. Não tem gosto nem cheiro particular – é neutra, incolor. Sua classe está na sensação de pureza que lava de vez todos os sedimentos e em seu poder de penetração que atinge a garganta, a cabeça e vai direto ao coração. É uma bebida para pessoas de vontade forte."

W. V. Pokhlió, historiador russo

A vodka é uma das bebidas destiladas mais populares do mundo. É um líquido incolor que contém água e etanol purificado pelo processo de destilação e retificação da fermentação de substâncias como tubérculos (batatas), grãos (centeio, cevada, milho, trigo, arroz), raízes (mandioca) e melaço. Tem o valor alcoólico de 40% em peso. Mas sua concentração pode variar de 35~60% por volume, variando em cada país devido às leis impostas pelo seus governos

Aliás, a vodka é uma bebida que pode ser produzida em diversos países. No Brasil é “uma bebida com concentração de 36% á 54%, obtido de álcool etílico potável de origem agrícola retificados, seguidos ou não de filtração através de carvão ativado, como forma de atenuar os caracteres organolépticos da matéria prima original, podendo ser aromatizada com substâncias naturais de origem vegetal, e adicionada de açúcares até 2g/l”.

É possível se fazer Vodka de quase tudo, com base que ao final deve ser incolor e sem cheiro da matéria prima original.

A Vodka no Brasil
Não demorou muito para o sucesso deste destilado chegar ao Brasil. Na década de 1960 a multinacional Seagram trouxe a bebida, sendo a Orloff o primeiro exemplar de vodka no Brasil. Foi quando os produtores brasileiros incluíram a bebida na lista de produção de seus destilados. Feita a partir de cana-de-açúcar e arroz.

Nossa saga sobre vodkas continua...

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

1 comentários:

magayver disse...

Gostaria de saber quem são os maiores especialistas em Vodka no Brasil

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes