-ABSOLUT-


Ela não usa rótulo. Sua garrafa é transparente. Seu nome está inscrito, como tatuagem, direto no vidro da garrafa. Vem de um país sem muita tradição em vodca. Ela é a ABSOLUT VODKA. Uma marca que se tornou cult no mundo inteiro.

A história


Sua história começou em 1879 quando o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua chamado retificação, onde a vodca era destilada mais de cem vezes. A nova vodca foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época. No início, a produção era toda feita na destilaria de Smith, localizada na ilha de Reimersholmen, nas proximidades de Estocolmo.
O produto foi exportado pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos lançado primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodca russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação de mercado. Porém era exatamente aí que os suecos queriam fincar o pé. Foram ousados, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita de pescoço curto originária de um país sem a menor tradição em vodca. No primeiro ano vendeu quase 90 mil litros no mercado americano.Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. A partir de 1988 a empresa começou uma forte e consistente expansão de sua linha de produtos com o lançamento de vodcas com sabores, uma grande novidade para a época. A primeira a estrear no mercado foi a ABSOLUT CITRON com sabor dominante de limão. Nos anos seguintes forma lançados outros sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e mais recentemente manga.

A alta qualidade da vodca se deve aos ingredientes de primeira linha e do criterioso processo de destilação contínua. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural. No final de março de 2008 o grupo Vin & Sprit, proprietário da vodca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard por US$ 8.7 bilhões.





A linha do tempo



  1986

● ABSOLUT PEPPAR. A primeira vodca ABSOLUT com sabor. É aromática, complexa e picante. O sabor da pimenta é uma combinação de componentes picantes da família da pimenta “capsicum” e o frescor da pimenta verde Jalapeño.

1988
● ABSOLUT CITRON. Vodca feita de frutas cítricas. Embora o sabor do limão seja dominante, outras frutas cítricas foram adicionadas para proporcionar um sabor mais rico.


1992

● ABSOLUT KURANT. Vodca feita da “black currant”, uma fruta existente na Suécia que é muito parecida com a amora. É uma frutinha que cresce em arbustos de mais de 2 metros de altura. Esta vodca tem um caráter distinto da black currant, com notas frutadas e adocicadas.

1999

● ABSOLUT MANDRIN. Vodca com sabor dominante de laranja e tangerina que garantem um toque adocicado, apesar de conter outros sabores cítricos adicionados na mistura.

2003

● ABSOLUT VANILIA. Vodca com sabor de baunilha natural. Para refletir integralmente o sabor, todas as partes da vagem são utilizadas. A vodca tem um sabor rico, robusto e complexo, com notas amanteigadas e de chocolate amargo.

2004

● ABSOLUT RASPBERRI. Vodca com sabor intenso de framboesa.

2005

● ABSOLUT APEACH. Vodca com sabor de pêssego. Produto sofisticado, aroma fresco com distinto caráter do pêssego e frutas tropicais. Sabor complexo, suave e encorpado.
                                                  

2006


● ABSOLUT RUBY RED. Vodca versátil, de sabor delicado e frutado, que combina o grapefruit com a criteriosa destilação de trigo.




2007
● ABSOLUT PEARL. Vodca com sabor acentuado de pêra.

● ABSOLUT 100. Resultado de um ajuste no tradicional processo de fabricação, com o objetivo de produzir uma vodca mais forte que a tradicional. Lançada em garrafas de 1 litro, esta nova vodca chega a ser 50% mais forte que a ABSOLUT normal. A intenção é atrair o público masculino, com a tradicional garrafa decorada em preto e prata.

2008

● ABSOLUT MANGO. Vodca com sabor de manga. Esse foi o primeiro sabor da tradicional vodca lançado mundialmente ao mesmo tempo.



A garrafa


A garrafa da ABSOLUT VODKA foi baseada em um vidro medicinal sueco do século XVIII visto por Gunnar Broman na cidade de Estocolmo. O primeiro protótipo foi feito em plástico, possuía o gargalo extremamente curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também adornava a garrafa. A tampa era de metal colorido, porém a idéia inicial era de ser apenas uma rolha.

O texto impresso na garrafa foi escrito à mão por Kotte Jönsson e dizia:





“This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distilled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden’s national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka.”

A icônica garrafa começou a ganhar edições especiais em 2006, quando foi introduzida, para comemoração das festas de final de ano, uma garrafa chamada ABSOLUT BLING BLING. Essa edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à idéia de ouro e jóia. O consumidor da vodca adorou a idéia e mais de 1.6 milhões de garrafas foram vendidas. No ano seguinte foi a vez da ABSOLUT DISCO, uma embalagem toda espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um Globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Novamente um sucesso absoluto com 2.9 milhões de garrafas vendidas. Para 2008 foi lançada uma nova versão ainda mais envolvente, chamada ABSOLUT MASQUERADE, envolta em uma capa mole de lantejoulas vermelhas (com exatos 3.238 mil pequenos paetês vermelhos, que aderem perfeitamente ao famoso shape da garrafa). A garrafa foi introduzida com o tema: Every Night is a Masquerade.

Campanhas que fizeram história


O sucesso da marca pode ser explicado por uma série de razões, mas sem dúvida a principal foi a propaganda. A empresa criou a mais contagiosa, esteticamente sofisticada e inteligente campanha de mídia impressa da propaganda mundial. ABSOLUT PERFECTION, feita pelo fotógrafo Steven Bronstein, foi a peça que deu origem a uma das campanhas mais longevas da história da propaganda, criada pela agência TBWA/Chiat/Day de Nova York em 1980. No ano seguinte foi introduzido o slogan “The Absolut Bottle”. Sua comunicação começou em Manhattam com outdoors em caminhonetes que circulavam pela cidade. Depois, ocupou as revistas cult, de moda e comportamento. Com uma concisão rara, em que a garrafa e a marca são o centro de tudo e a razão de ser das sacadas publicitárias, a campanha era universal, podendo ao mesmo tempo ser adaptada para qualquer mercado, país ou tema. Nas propagandas o herói é a garrafa. A garrafa é a estrela. A campanha já tem mais de duas décadas, cerca de 1.550 anúncios e não deverá ter fim. O conceito continua forte, e seu grande segredo é a capacidade de ser reinventado, relido, reformulado dentro de uma estrutura perene. Elementos básicos sempre presentes, como diagramação, fonte e uma economia vocabular facilitam a percepção imediata da mensagem.

Outro ponto forte para a consolidação de sua comunicação foi o surgimento de parcerias e projetos culturais interessantes como: ABSOLUT ART (interpretações da garrafa de ABSOLUT pintadas por artistas renomados), que teve início em 1985 com o artista pop americano Andy Warhol pintando uma garrafa da vodca para um comercial. O anúncio foi um verdadeiro sucesso e até os dias de hoje, cerca de 350 artistas já pintaram seus trabalhos nas garrafas da vodca, entre eles o brasileiro Romero Britto, Keith Haring, Nam June Paik, Rosemarie Trockel, Damien Hirst, Maurizzio Catellan e Louise Bourgeoise.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Além disso, estilistas consagrados como Gianni Versace, Helmut Lang, Jean Paul Gaultier, Stella McCartney, Manolo Blahnik, e Anna Molinari fizeram parte do projeto ABSOLUT FASHION, que começou em 1988, onde coleções das famosas grifes foram inspiradas na marca ABSOLUT. Em 2003, a marca decidiu se aproximar ainda mais do mundo fashion e incentivar jovens talentos a partir da criação de seu próprio projeto de moda: ABSOLUT LABEL. Alguns dos mais destacados novos estilistas são convidados a criar um look inspirado em uma palavra da garrafa de ABSOLUT, e assim surgem as coleções ABSOLUT LABEL em edições limitadas. Cada coleção tem um tema que é sempre uma única palavra retirada da garrafa de ABSOLUT VODKA. Em 2005, a palavra escolhida foi Famous e as peças foram bolsas. Para representar o Brasil, a estilista revelação foi Raquel Uendi. Já no ano anterior, 2004, a coleção de camisetas foi inteiramente inspirada na palavra Country, com destaque para a brasileira Karla Girotto. Atualmente ABSOLUT LABEL já pode ser considerado um projeto inteiramente ligado à moda mundial, com uma interatividade e incentivo à conexões criativas muito à frente de seu tempo.



Além disso, estilistas consagrados como Gianni Versace, Helmut Lang, Jean Paul Gaultier, Stella McCartney, Manolo Blahnik, e Anna Molinari fizeram parte do projeto ABSOLUT FASHION, que começou em 1988, onde coleções das famosas grifes foram inspiradas na marca ABSOLUT. Em 2003, a marca decidiu se aproximar ainda mais do mundo fashion e incentivar jovens talentos a partir da criação de seu próprio projeto de moda: ABSOLUT LABEL. Alguns dos mais destacados novos estilistas são convidados a criar um look inspirado em uma palavra da garrafa de ABSOLUT, e assim surgem as coleções ABSOLUT LABEL em edições limitadas. Cada coleção tem um tema que é sempre uma única palavra retirada da garrafa de ABSOLUT VODKA. Em 2005, a palavra escolhida foi Famous e as peças foram bolsas. Para representar o Brasil, a estilista revelação foi Raquel Uendi. Já no ano anterior, 2004, a coleção de camisetas foi inteiramente inspirada na palavra Country, com destaque para a brasileira Karla Girotto. Atualmente ABSOLUT LABEL já pode ser considerado um projeto inteiramente ligado à moda mundial, com uma interatividade e incentivo à conexões criativas muito à frente de seu tempo.

Fotógrafos de celebridades como Herb Ritts e Annie Liebowitz também participaram de ações para a marca. Em outras ações foram incorporadas capas de álbuns de David Bowie, Miles Davis e do Velvet Underground aos anúncios. Recentemente foi lançado mais um projeto: o ABSOLUT TRACKS, que começou em 2003, e atualmente conta com uma canção exclusiva do cantor Lenny Kravitz, chamada “Breathe”, especialmente feita para a marca e baseada na experiência de se tomar uma vodca ABSOLUT. Dez outros artistas, de vários locais do mundo, remixaram a canção garantindo versões exclusivas. Todas as músicas e respectivos vídeos estão disponíveis no site Absolut Tracks, que promete ser um portal para todos os projetos musicais da marca. Outro fator determinante em sua comunicação é a estreita relação com os consumidores gays que há mais de 30 anos recebem atenção especial da marca em eventos e propagandas. Este é o estilo da ABSOLUT VODKA. Uma marca de qualidade superior, elegante, cheia de estilo, contemporânea, criativa, imprevisível e espirituosa.


O mundo de ABSOLUT


Em 2008 a marca lançou sua mais nova campanha global intitulada “In a ABSOLUT world”. A campanha, que custou US$ 35 milhões, tem como ponto central a veiculação do filme Moon, que pontua uma importante mudança na comunicação da marca, que há 25 anos utilizava com sucesso o mesmo conceito de campanha, baseada no premiado design de sua garrafa tornando-a um ícone mundial. O novo conceito reforça a criatividade como peça principal. Através de In an Absolut World o consumidor é convidado de uma forma divertida e surpreendente a entrar em um mundo inspirador e absoluto. A campanha vai além ao propor uma reflexão do que é um mundo ABSOLUT para cada um.
O roteiro do filme, criado pela agência TBWA\Chiat\Day, começa com pessoas que se preparam para um grande acontecimento. Os personagens esvaziam estabelecimentos, caminham pelas ruas e sobem em topos de edifícios, escadas, muros e telhados em busca dos pontos mais altos da cidade. Enquanto todos aguardam ansiosos, olhando atentos para o céu, imagens mostram astronautas atarefados trabalhando no espaço. Quando o sol se põe, ouve-se uma contagem regressiva e um grande globo espelhado surge como se fosse a lua. A cidade transforma-se então em uma grande festa, com muita música e dança. A imagem dá lugar a uma tela preta com o conceito In an Absolut World e, logo na seqüência, uma garrafa de ABSOLUT. A idéia é que no mundo de ABSOLUT a lua não apenas ilumina a noite, mas também transforma tudo em uma verdadeira festa assim que surge no céu. Clique na imagem abaixo para assistir ao comercial.


IN AN ABSOLUT WORLD



Dados corporativos


● Origem: Suécia

● Fundação: 1879

● Fundador: Lars Olsson Smith

● Sede mundial: Estocolmo, Suécia

● Destilaria: Ähus, Scania

● Proprietário da marca: Pernod Ricard SA

● Capital aberto: Não

● Chairman: Anders Narvinger

● CEO: Bengt Baron

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: 126

● Presença no Brasil: Sim

● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e México

● Funcionários: 513

● Produção: 10 milhões caixas

● Segmento: Bebida alcoólicas (vodcas)

● Principais produtos: ABSOLUT e ABSOLUT FLAVORS

● Slogan: Abslout ________.

● Website: www.absolut.com



A marca no mundo

Pertencente ao grupo francês Pernod Ricard, ABSOLUT VODKA é vendida em 126 países, sendo a 2ª marca de vodca mais consumida do mundo, além de ser a 3ª maior marca internacional de bebidas destiladas do planeta somente atrás de Bacardi e Smirnoff. Somente nos Estados Unidos são consumidos anualmente cerca de 92 milhões de litros (mais de 10 milhões de caixas), ou seja, cerca de 40% das vodcas importadas pelos americanos são da marca ABSOLUT. Os diferentes sabores representam cerca de 12% de suas vendas. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Canadá e México.

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Você sabia?

● A marca registrou em 2006 uma produção recorde de 10 milhões de caixas. Curiosamente, nos dias de hoje, toda vodca ABSOLUT é produzida no pequeno povoado de Åhus (sul da Suécia) que, com pouco mais de 10 mil habitantes não apenas produz, mas também embala e distribui os milhões de litros da vodca consumidos anualmente em todo mundo. Cerca de 500 mil garrafas são produzidas diariamente.











 
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