terça-feira, 20 de abril de 2010

Royal Salute

 Hoje em dia, o uísque Royal Salute é a mais cobiçada recompensa das pessoas bem sucedidas em todo o mundo. Sua embalagem de porcelana inglesa, verdadeira peça de coleção, e sua alta qualidade, um produto da melhor arte escocesa de destilar uísque, fazem dele um uísque de luxo respeitado e apreciado por conhecedores
no mundo inteiro.


A História

A história começou em 1949 na Escócia, época em que reinava George VI e o mercado de uísque crescia rapidamente. A empresa Chivas Brothers, funda pelos irmãos James e John Chivas, que já tinha adquirido a reputação de produzir os melhores uísques escoceses envelhecidos, possuía a garantia real, dada pelo rei, e com o mercado de uísque se globalizando, a companhia logo se tornou uma peça importante no cenário mundial. Ainda em 1949, na destilaria de Strathisla, um funcionário encheu o último uísque destilado de Chivas Brothers. O barril foi selado e armazenado, até que fosse necessária sua utilização. Alguns anos mais tarde, em 1952, o anúncio da morte do rei George VI aguçou o sentimento nacionalista escocês. Sua filha, a então jovem princesa Elizabeth, era casada com o tenente Philip Mountbatten e tinha um filho, o príncipe Andrew da Grécia. Elizabeth seria então coroada rainha, em 2 de junho de 1953.
Eu bebo sim e vou reinando... enquanto isso o
Charles fica aguardando...
Foi então que a Chivas Brothers decidiu criar um novo uísque escocês para celebrar a coroação. Uma tradição antiga da Marinha Real Inglesa regia que os grandes eventos começavam com uma salvação de tiros de canhão e, no caso da rainha Elizabeth seriam 21 tiros, como era feito para saudar integrantes da realeza e grandes estadistas. A destilaria decidiu saudar a nova rainha com um uísque envelhecido 21 anos que tivesse o brasão da salvação real, ou “Royal Salute” (“Saúde Real”). Somente a Chivas Brothers tinha em estoque uísques envelhecidos o suficiente para criar tal produto e comercializá-lo. O master blender foi então chamado para criar o uísque Royal Salute 21 anos, que seria lançado no dia da coroação da rainha Elizabeth II.
No dia da coroação, as garrafas de porcelana verde de Royal Salute foram enchidas e seladas.


No mesmo dia em que a primeira garrafa foi presenteada à Rainha Elizabeth II, outras garrafas foram colocadas à venda para divulgar a coroação da nova rainha e compartilhar a sua homenagem com seus súditos. Desde então, Royal Salute esteve associado com poder e prestígio, sendo consumido nos mais altos e refinados ambientes da sociedade e do governo.


Pouco depois, em 1955, o uísque passou a ser comercializado em garrafas de porcelana marron.



O ano de 1960 foi marcado pelo surgimento de um verdadeiro ícone: a tradicional garrafa de porcelana azul envolta em um saco de veludo da mesma cor.


No final desta década 60, Royal Salute estava disponível em três cores de garrafas: verde, azul e marrom.(que seria substituída pela vermelha em 1985)
Nos anos seguintes,  Royal Salute se tornou respeitado pelos mais exigentes conhecedores e apreciadores de uísque em todo o mundo.
Em 1993, como comemoração aos 40 anos da coroação da rainha, a empresa lançou uma edição limitada e rara do tradicional uísque em uma garrafa de cristal Baccarat com formato de diamante e cor de rubi. A rara garrafa, introduzida primeiramente em Taiwan, possuía as letras do nome Royal Salute em ouro.

 Foi também neste mesmo ano que a marca, em comemoração ao casamento do príncipe japonês Naruhito com a princesa Masako Owada, criou uma edição limitada do uísque envelhecido 25 anos vendida em uma elegante garrafa de porcelana branca.

 Em 2002, o Royal Salute ganhou a honra mais alta que poderia conquistar: o troféu por ser o melhor blended uísque tanto no International Wine and Spirits Competition quanto no International Spirits Chaallenge.No ano seguinte, as tradicionais cores de suas garrafas foram renomeadas oficialmente para Rubi (vermelha), Safira (azul) e Esmeralda (verde). Nos anos seguintes, a marca desenvolveu outros uísques, ainda mais refinados, sob a marca Royal Salute.

A Linha de Produtos




ROYAL SALUTE 21 ANOS
Uísque apresentado em uma garrafa de porcelana inglesa com um brasão verde, que por si só é o melhor exemplo de trabalho manual das melhores misturas de uísques que o compõem.





ROYAL SALUTE HUNDRED CASK
com toques de floral, de carvalho e de castanha defumada. Sabores de passas frutadas e floral doce, enriquecidos com um doce defumado. O paladar final é profundo e suntuoso com um frutado doce e quente e um defumado seco. Cada garrafa deste raro uísque pode chegar a custar cerca de US$ 10.000. ou mais.

ROYAL SALUTE 50 ANOS

Criado para celebrar os 50 anos da coroação da rainha Elizabeth II. Os barris de carvalho utilizados para a criação de Royal Salute 21 anos foram monitorados durante os anos pelo máster blender Colin Scott e em 2003, Royal Salute 50 ANOS foi criado.

O produto é apresentado em uma garrafa numerada de porcelana azul com o brasão da “Wade of England” entalhado numa placa de ouro e prata. No centro, as armas do navio Royal Salute original, com dois leões em prata pura e ouro 24 quilates, feitos à mão pela companhia inglesa “Freemen of the Worshipful Company of Goldsmiths”. O uísque tem aromas frutados doces balanceados
 A Elaboração de Uma Jóia

O Royal Salute é a união perfeita dos mais finos uísques escoceses de malte e de grão, sendo cada um deles envelhecido individualmente em barris de carvalho especialmente selecionados, por pelo menos 21 anos. Os uísques que compõem o tradicional Royal Salute são extremamente raros e escolhidos de um inventário singular de uísques de malte e de grão que pertencem a Chivas Brothers. O planejamento para a produção deste uísque suntuoso pode começar com até 30 anos de antecedência. Na hora certa, os uísques de malte individuais são retirados de seus barris e misturados, e então transferidos para barris de carvalho especialmente selecionados. Os uísques de grão individuais são também retirados dos seus barris, misturados, e repostos em barris de carvalho. Depois de um período adicional de “casamento”, os uísques de malte e os de grão são reunidos para produzir o Royal Salute. O processo de misturar estes uísques requer habilidades únicas, aperfeiçoadas com a ajuda de gerações de master blenders. O Royal Salute é então apresentado luxuosamente em frascos de porcelana inglesa. Os artesões em Wade levam quatro dias para decorar cada frasco com a crina de Chivas Brothers, na qual se incorpora a imagem de Robert The Bruce. O frasco traz o ditado Gaélico que pode se traduzido como: “fidelidade e estabilidade desde 1801”.

Dados Corporativos
● Origem: Escócia
● Lançamento: 2 de junho de 1953
● Criador: Chivas Brothers
● Sede mundial: Aberdeen, Escócia
● Proprietário da marca: Pernod Ricard
● Capital aberto: Não
● Chairman: Patrick Ricard (Pernod Ricard)
● CEO: Christian Porta
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Ícones: A tradicional garrafa de porcelana
● Website: http://www.royalsalute.com/
A Marca no Mundo
O tradicional Royal Salute, líder absoluto na categoria de uísques super-premium, é exportado para 90 países ao redor do mundo. Ainda hoje, cada garrafa de ROYAL SALUTE é produzida na destilaria de Strathisla.
Você Sabia?
O preço de mercado do Royal Salute 21 anos varia entre U$$ 200 e US$ 900




O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

6 comentários:

Daniela de Paula Teixeira disse...

Gostaria de saber onde eu possa encontrar o uísque envelhecido 25 anos vendida em uma elegante garrafa de porcelana (( branca ))pois esta e a unica que nao possuo.
Obrigado
Cesar Alves
Brasil
bcdalves@ig.com.br

Anônimo disse...

Aberdeen, Escócia

Daniela de Paula Teixeira disse...

Bom dia tens novidade sobre a garrafa de porcelana branca.

Daniela de Paula Teixeira disse...

Alguem tem novidade sobre a garrafa de porcelana branca.( royal Salute )

Daniela de Paula Teixeira disse...

Gostaria de adquirir a garrafa de Royal Salute Branca mas pelo que estou vendo essa literalmente e redondamente mosca Branca

Unknown disse...

Eu tive a grande oportunidade de tomar um Royal Salute 39 anos direto na destilaria de Strathisla. simplesmente delicioso.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes