sábado, 31 de março de 2012

Foam, Sour ou Mousse? - Doses de Sabedoria


Espuma  com clara de ovo não é nenhuma novidade na mixologia, como já mostramos aqui em OBarVirtualMas um brinquedinho, como um bom Whip, e boas idéias transformam o esquecido em novo, surpreendente e Fancy!

Para quem ainda não conhece, fica a dica passo a passo de uma das várias maneiras de se preparar uma mousse/espuma...





Definição gastronômica:
Preparação de base que incorpora ar + aromatizante + gelatina + Crêmefouettêe
Mousse é uma palavra francesa e significa espuma. É uma sobremesa cremosa que pode ser utilizada em diversas ocasiões.


Espumas, para a mixologia, são bases líquidas que incorporam ar através de sifão. São usadas claras de ovo, gorduras, gelatinas e até mesmo amido. De acordo com a técnica e objetivo, podem ser servidas quentes ou frias. É possível fazer espumas de com bases alcoólicos e não alcoólicos. 


A técnica e sua historia

Através de experiências gastronômicas em busca de uma mousse mais leve, iniciadas pelo Chef Ferran Adrià, em meados da década de 90, hoje tornarem-se populares também nos balcões de bares pelo mundo a fora. 


Em 19 de março de 1994, o Chef e sua equipe testaram a adição de gelatina a um purê de feijão-branco e colocaram a mistura em um sifão. Segundo ele, foi a primeira espuma a ser servida aos clientes e acompanhava de um prato de ouriços-do-mar. Em pouco tempo iniciaram-se testes com espumas doces, que logo obtiveram grande sucesso no preparo de sobremesas como tortas. 



As espumas doces hoje são indispensáveis tanto à Confeitaria como à Mixologia. Compõe excelentes sobremesas que ganharam leveza como totras cobertas com Mousse de frutas, por vezes baixo calóricas e na Mixologia por agregar uma diferente textura e rico sabor aos coquetéis.



"Se você não usa o sifão, não vai nem usar o celular"

Desde o surgimento dos primeiros sifões em cozinha eu não queria utilizar essa técnica. Durante um congresso na Espanha, conversei com os cozinheiros do El Bulli e eles me disseram: se você não quer usar o sifão, não vai querer usar o telefone celular! E eu compreendi a importância da tecnologia. Técnica não é forçosamente copiar.

 Depoimento: Pascal Barbot, chef do L"Astrance, um dos mais prestigiados três estrelas de Paris

Os Sifões

Hoje são facilmente encontrados a venda na internet e em lojas do ramo.
Para os interessados deixo a dica. Dentre tamanhos e modelos variados, optar pelos térmicos, pois possibilitam melhores resultados e a diferença de preço não é tão maior quanto o arrependimento de economizar alguns vinténs e ter um equipamento que não funciona tão bem, ou que não proporciona todos os resultados esperados.




Abs, Rodolfo Sousa (Bob)

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

2 comentários:

Artur Mascarenhas disse...

Excelente post! Estou tentando bolar uma espuma meio inusitada... se sair, te mando uma amostra! hehehehe abracao!

Anônimo disse...

tenho uma pergunta que não tem nada haver com esse post que é bem legal mas... O que aconteceu com o flair no Brasil?
Não tenho mais visto videos no you tube, em 2011 só fiquei sabendo de dois campeonatos, o da shaker no rio que parece não teve muito ibope como os dos ultimos anos.. e um outro campeonato em minas que também ao que parece foi mais uma demonstração de flair do Bob e o do Alê.. esse ano não houvi falar nada de flair no site da ABB...
Acho isso muito estranho porque antigamente tinhamos em torno de 3 a 4 campeonatos de flair por ano, como o da Flair Brasil, Shake RJ, Paratudo, ABB...mas o ultimo grande evento de flair que eu vi foi o Underground de 2009... não sei o porque disso, tendo em vista que os campeonatos pelo mundo tem crescido bastante e aqui no Brasil pelo menos o que tem sido divulgado pela internet é praticamente nada... gostaria de ver novamente um outro evento como o Bacardi open de 2006... é isso.. Valew!!!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes