sábado, 25 de maio de 2013

Dia Nacional do Café.- Ctrl+C Ctrl+V -




Larissa Januário
Do UOL, em São Paulo

No dia 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café. Nada mais justo que celebrar a data com uma das combinações mais antigas do mundo: café e leite. Independentemente da proporção, baristas e bartenders de todo o mundo concordam que essa é uma das harmonizações mais certeiras, tanto que serve de base para inúmeros coquetéis, alcoólicos ou não.

"Misturar café com leite é algo que vem de tempos imemoriais, mas alguns registros históricos informam que essa combinação se tornou notória na Europa no século 18, quando os primeiros caffès (lugares que serviam a bebida) surgiram e se tornaram ponto de encontro da intelectualidade da época", 
conta Ensei Neto, consultor especialista em cafés especiais.
O cappuccino, para muitos a receita mais antiga a juntar café e leite, foi criado no século 17. 

Apesar das variações encontradas hoje com chocolate e canela, originalmente era preparado apenas com leite e adoçado com mel. 
Para os italianos, o cappuccino é rigorosamente preparado com café expresso e leite, na proporção de um terço de café, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite. A adição de chocolate é um hábito brasileiro que não existe na Itália.

Leia mais em:


Em maio de 2010 um grupo de brasileiros apaixonados por "pingado" criou o movimento "Eu Adoro Pingado". Todo dia 25 de maio os entusiastas do café com leite postam nas redes sociais, em blogs e em sites informações sobre o tema e percorrem padarias e cafeterias provando o drinque, que hoje ganhou aura retrô.
Ensei Neto é uma dessas pessoas, e é dele o texto que enumera os dez mandamentos do bom pingado. Veja abaixo:
Mandamentos do bom pingado

1) O café, base do "pingado", tem de ter boa procedência e qualidade (um café de boa qualidade é delicadamente adocicado)
2) O preparo de café tem de ser correto, seja como cafezinho (no coador de pano ou papel) ou como expresso. (quantidade certa de pó e qualidade da água, devem ser observadas)
Café gostoso é o preparado na hora, de preferência (não deixe o café por muito tempo em garrafa térmica ou sob aquecimento, pois isso leva à oxidação e, portanto, a uma perda de sabores)
4) Se o seu "pingado" for feito com expresso, o café poderá ser diluído como um "carioca" antes da adição do leite (diluir o café, sim; diluir o leite, nunca)
5) Use leite de boa procedência sempre
6) O leite pode ser integral, semidesnatado ou desnatado (o ideal é usar o integral)
7) Evite ferver ou aquecer continuamente o leite (isso é importante para que não percam o sabor nem as qualidades nutritivas)
8) O "pingado" requer apenas um pouco de leite, o suficiente para criar uma cor de caramelo ao se combinar com o café (a "média" é uma variação que leva mais leite, até o "meio a meio")
9) Adoce a gosto (lembre-se, porém, de que um bom café e um bom leite são levemente adocicados por natureza)
10) Sendo um autêntico café da manhã, recomenda-se como acompanhamento do "pingado", um perfumado pão na chapa





Veja também 

Consumo de café no Brasil bate recorde histórico





O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes