sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Evite a ressaca de Reveillon bebendo com qualidade


Montamos um coquetel para o seu fim de ano. E o mais interessante que com uma mesma base você poderá curtir um refresco levemente alcoólico na parte da tarde. Um drink mais alcoólico para noite junto com a ceia. E para repor as energias no dia seguinte um delicioso revitalizante para te deixar novinho e começar bem 2014. Para falar dos benefícios de se beber com qualidade e moderadamente, convidamos o especialista Bio Médico Renato Filev para falar um pouco sobre os ingredientes que escolhemos pensando no seu bem estar. Porque coquetel é divertido e pode também ser saudável. Veja abaixo:

Uvas Vermelhas
As uvas vermelhas, como a rubi, são uma grande fonte de energia, possuem boas quantidades de frutose, que é um açúcar benéfico ao organismo. Essa uva possui componentes que aumentam o metabolismo favorecendo as funções hepáticas e renais. Em sua constituição existe uma diversidade de vitaminas (A, diversas da família B e C), minerais (cálcio, ferro, lítio, potássio, zinco, etc) e também aminoácidos, que são os componentes das proteínas. Deve-se ficar atento a quantidade de ingestão de uva caso você seja diabético, devido as grandes quantidades de Açúcares. Outra molécula presente na casca das uvas vermelhas é o  resveratrol que apresenta propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Este componente retarda o envelhecimento celular e é designado como um cardioprotetor natural.

Hortelã
Planta de grande poder aromático devido à presença de seus óleos essenciais. As folhas da hortelã além de saborosas e refrescantes melhoram o hálito, são antivomitivas, tem função antibiótica e são benéficas para desarranjos gastrointestinais.

Água de coco
Potente hidratante, isotônico, repõe sais minerais perdidos em exercícios ou em uma noite de bebedeira, além de ser pouco calórico (22kcal em 100mL). Deve ser evitada a ingestão em grandes quantidades por quem apresenta problemas renais ou diabetes.

Limão
Grande quantidade de óleos essenciais, vitaminas e minerais. Potente alcalinizante do sangue e do trato digestório. Possui propriedades antimicrobianas, prevenindo infecções como gripes, além de ser antiséptico. Existe em sua constituição uma molécula chamada limoleno que apresenta propriedades antioxidantes por combater os radicais livres.

Espumante e Vodka

O álcool, em quantidade moderada, provoca uma melhora no tônus dos vasos sanguíneos auxiliando o retorno venoso e facilitando o trabalho do músculo cardíaco. Use com responsabilidade e temperança! Outras pessoas ao seu redor podem ser prejudicadas pelo seu consumo desenfreado. Alimente-se bem, com alimentos saudáveis e nunca ingira bebidas alcoólicas de estomago vazio. Lembre-se, entre um cocktail e outro beba um copo de água! Seja inteligente e ritualize o seu consumo. Para além de uma noite agradável, mantenha hábitos saudável por toda a vida. Reduzindo os riscos associados poderá desfrutar bons drinks por toda a vida. Cheers!


Receita foi criada por Laércio Zulú

Renato Filev é pesquisador em Neurociências pela UNIFESP. Desenvolve pesquisas com drogas, como alcool. Atualmente desenvolve seu projeto de doutorado investigando o potencial terapeutico de fitoterápicos para o alcoolismo. Também promove intervenções, pautadas na redução de danos, voltadas ao uso abusivo de drogas. É bebedor recreativo de cocktails e entusiasta da cultura gastronomica brasileira.  

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes