terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Contos do vinho - Especial de Natal

Para celebrar o aniversário de Cristo escolhemos relembrar neste Natal um dos feitos mais bacanas de JC: transformar água em vinho. Aproveitamos para relembrar um pouco de histórias míticas sobre a bebida.


A primeira coisa que todos devem saber sobre o vinho: ele não foi inventando tampouco descoberto por meio cientifico. O fenômeno da fermentação é um processo natural e precisa apenas de uma fonte fermentável com base de água, algum tipo de açúcar e a ação de leveduras. Não entendeu nada? Você já ouviu falar que cerveja, o vinho e o saquê são bebidas fermentadas certo? A fermentação é o processo de transformação de açucares em álcool, gás carbônico e calor, através da ação das leveduras. Se você começou a pensar que a fermentação gera gás carbônico e que cerveja tem espuma e champanhe bolinhas de ar, você chegou a brilhante conclusão que bebidas de qualidade tem sua gaseificação graças ao fenômeno da fermentação e aprisionamento em recipiente de gás.

O vinho, que é o assunto desse post, tem seus primeiro registros no oriente médio por volta de 7000 anos. Os principais responsáveis pela sua disseminação na Europa foram os gregos e romanos.


O vinho na mitologia grega
O festival grego ligado a Dionísio em Atenas tem relação com a comemoração ao grande dilúvio imposto por Zeus.  Orestheus e Amphictyon, filhos do único casal que sobreviveu ao dilúvio, são considerados os criadores da vinicultura.  Segundo a mitologia, Orestheus teria plantado a primeira videira, enquanto Amphictyon recebeu diretamente de Dionísio os ensinamentos de como fazer vinho.

O vinho no cristianismo
Jesus de Nazaré era um cara tão bacana que, além de curar doentes e ressuscitar amigos, se preocupava em não deixar as festas caírem na monotonia. Basta ver o que aconteceu nas bodas de Canaã. Para resumir, Jesus e sua mãe, Maria, foram convidados para um casamento.  Naquele tempo e naquela região essas festividades duravam de três dias a uma semana – ou seja, um consumo de grandes quantidades de comida e bebida.

E então aconteceu o que era mais temível para um anfitrião: a bebida acabou. O resto do relato deixamos por conta do Evangelho de São João:


E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.


Feliz Natal para todos. 

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes