quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hendricks Scotch Gin(Part 2) ARE YOU EXPERIENCED? - Por Dentro da Garrafa


Com nome muito parecido ao de um grande ídolo meu, o Scotch Gin Hendricks ocupa em minhas preferências etílicas o mesmo lugar de seu quase chará Jimi Hendrix, em minha discoteca. Top 10

Apresentado a mim por meu grande amigo, Sylas Rocha, fica a dica pra vocês Hendricks Scocth Gin! Mais uma marca da família Bacardi Martini. Estive conversando semana passada, com um dos On Trades da Bacardi e ele me confirmou que se iniciou a campanha de divulgação do Gin Hendricks no Brasil, pelo o que entendi começará de forma modesta sendo disponibilizado apenas em lugares estratégicos, afinal estamos falando de um produto de qualidade excepcional.
"Pergunto-me se o consumidor Brasileiro está a acompanhar essa inundação de Brands de qualidade que estão expandindo-se em nosso mercado?"
Ainda não tenho o preço da garrafa, mas com certeza não sairá por menos de 120,00 R$ uma vez que na Europa é vendido a 26,00 EUR em média.
Para aqueles que como eu não se contentam em saber que chegou mais um produto e ficam sedentos por experimentar e saber mais e mais, abaixo segue algumas informações.
                    
                          ARE YOU EXPERIENCED?


O Gin
Gin Hendrick’s é produzido numa destilaria pequena do Ayrshire, Escócia. Esta é uma bebida original e única, ou conforme definida pelo destilador William Grant, um gin "iconoclasta"- tanto por sua origem escocesa, como por conter, para além dos tradicionais ingredientes (zimbro, coentro e sumo de limão), infusão de pepino e pétalas de rosa.

Ayrshire, Escócia
DADOS GERAIS A região de Ayrshire fica situada no sudoeste do território escocês e possui uma grande área costeira. Têm nas cidades de Ayr, Kilmarnock e Irvine os seus principais núcleos urbanos, ainda assim locais de uma pacatez à prova de turismo. Por exemplo, a população de Ayr (capital) não chega aos 50 mil habitantes. Por seu lado, a ilha de Arran é a sétima maior do país, com 167 km2, tem uma população estimada em cerca de 5000 habitantes e é extremamente apreciada pelos britânicos, especialmente para passar os fins-de-semana. As caminhadas, a natureza e o golfe são algumas das suas mais-valias. Aliás, tal como de toda a região.

Entre os inúmeros ingredientes, estão 11 espécies de ervas botânicas usadas para produzir Hendrick's (lançado em 2000 nos Estados Unidos. Disponível atualmente em 70 mercados ao redor do mundo) além disso, encontram-se sementes de coentro altamente aromáticas - evocando o gengibre, limão e sálvia - encomendadas da Europa do Leste e de Marrocos. Contém também bagas de zimbro da Itália, que fornecem um sabor exótico, picante e agridoce; raízes de angélica doce, importadas da França e da Bélgica e raízes de lírio fiorentino, envelhecidas por mais de 3 anos e que ajudam a misturar todos estes sabores, criando uma mistura intrigante.
Todos os ingredientes citados até agora referem-se a uma galeria de deliciosas ervas botânicas que são introduzidas durante a destilação. Dois ingredientes maravilhosos são, em seguida, cuidadosamente infundidos no destilado em pequenos lotes de cada vez. O primeiro corresponde a belas notas de rosas, que são extraídas através da pressão do óleo das pétalas. Em seguida vem o coupe de grace - os pepinos, a essência que é obtida através da maceração destes frutos frescos e posteriormente da mistura da polpa com água.


Mas afinal, o que há de tão especial na forma como Hendrick's é feito?
Hendrick's é o único gin feito através da combinação de um alambique Carter-Head com um alambique Bennet. Apesar de utilizarem a mesma palete de ervas botânicas, os dois alambiques produzem destilados bastante diferentes. Ao combinar os destilados dos nossos dois alambiques - em proporções que apenas os nossos três Master Distillers conhecem - criamos um gin com uma suavidade, caráter e equilíbrio de sabores únicos. Hendrick's é o único gin que resulta da união de destilados desta forma - outra razão para que nenhum outro gin tenha um sabor como o de Hendrick's.

Qual é a história dos destiladores Carter-Head e Bennett?
O destilador Carter-Head foi originalmente construído em 1948 e é um dos poucos que ainda existe no mundo em excelente estado. Ele foi carinhosamente reformado por nosso próprio especialista em destiladores de cobre dentro da destilaria de Hendrick's  quando a William Grant & Sons tomou posse dele. O destilador de cobre Bennett still, datado de 1860, é um dos mais antigos da indústria. Ambos foram adquiridos por Mr. Charles Gordon no leilão de Marshall Taplow’s em 1966. Os destiladores ficaram guardados sem serem tocados na destilaria até a criação do Hendrick's em 1999 e passaram a funcionar a todo vapor.

Porque Hendrick's é produzido na Escócia?
Hendrick's é produzido pela destilaria William Grant & Sons, fundada em 1886 por William Grant e que ainda hoje é detida e controlada pela quinta geração da sua família. É premiada pelo International Spirits Challenge como a Destilaria do Ano - que é famosa pelos whiskies que produz. A destilaria fica em Girvan, na costa sudoeste da Escócia.

O que há de tão especial na produção de pequenos lotes?
Normalmente, um pequeno lote corresponde a 1.000 litros, contudo o Hendrick's é produzido em lotes mais reduzidos: apenas 450 litros são destilados de cada vez. Isto permite aos destiladores um controle muito maior, permitindo ajustar o processo de destilação e assegurando um gin da mais elevada qualidade, digno do nome que possui.

Ao comentar sobre o Gin Hendrick's, John Ross, Master Distiller afirma: "Os nossos métodos únicos de destilação permitem-nos infundir gentilmente ingredientes incomuns como o pepino e as pétalas de rosas para produzirem uma mistura de fragrância refrescante com óleo de flores aromáticas. É isto que torna Hendrick's tão distintivo para os amantes de gin em todo o mundo".

Por que Hendrick's é engarrafado nesta garrafa de aparência antiga?
Já deu pra perceber que Hendrick's não é um gin comum e seu líquido é muito precioso. Nos tempos victorianos, quando o destilador Bennett still foi fabricado, a companhia que produz o Hendrick's foi fundada. Nesta época, liquidos preciosos eram sempre guardados em garrafas escuras para protegê-los contra a luz. Simplesmente resgatamos esta ideia para garantir que o gin ficasse nas melhores condições de armazenamento.
Qual é a origem do nome Hendrick's?
O nome foi dado em razão de um jardineiro chamado Hendrick. Ele cuidava do jardim da casa de Janet Sheed Roberts, neta de William Grant’s e, quando a família estava buscando por um nome para colocar em seu gin, a Sra. Roberts sugeriu dar o nome Hendrick's em homenagem ao jardineiro que cuidava de seu jardim de rosas com muito carinho. Uma curiosidade: com a idade de 109 anos, a Sra. Roberts é a mulher mais velha da Escócia!

"Matéria do site, Gastronomia e Negocios.'

Depois dessa enxurrada de informações resta a vocês, experimentarem um Dry Martini(ou mais) com Hendricks, garanto que não irão se arrepender.

Abs, Rodolfo Bob

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

2 comentários:

Tony Harion disse...

É realmente um bom produto e fico feliz de ver mais gins aparecendo o Brasil.
No entanto, o que eu mais gostaria de ver, é um gim de qualidade a preços mais “inclusivos”.
Esta é uma categoria de bebidas que o nosso mercado deixa muito a desejar em termos de preço.
Obviamente, qualidade sempre vai custar mais caro e os impostos não ajudam. Mesmo assim, acho que o brasileiro só vai aprender a apreciar gim quando existirem mais opções introdutórias e de qualidade aceitável na categoria.

Rodolfo Sousa (Bob) disse...

Concordo em tudo.
Uma outra dificuldade é a industria, parar de utilizar a desculpa de que o consumidor apenas reconhece a qualidade do produto se tiver preço alto, ao inves disso deveria promover acessibilidade com preços mais justos e campanhas educacionais, para que a pessoas consigam julgar a qualidade das bebidas, não meramente por suas campanhas de marketing e sim pelo conteudo da garrafa.
Estou cançado de ver produtos caros que não justificam o preço em sua qualidade e sim em posicionamernto de mercado.
Enfim meu amigo Tony, temos um longo trabalho pela frente até para que poçamos beber, boas bebidas a um preço um pouco mais justo.

Abç...

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes