quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Infusões By Zulu Bartender



Batendo um papo com meu brother Zulu  ou o Turismologo, bartender, mixologista e Mixologo  Sr Laercio Silva, ele me contou sobre sua visão profissional e como ele compreende o início das técnicas de infusão. Nessa troca de informações o convidei para escrever as suas idéias e aqui estamos nós...


Seja bem vindo Zulu em seu primeiro post no OBARVIRTUAL - TEARS MY FRIEND...

Infusão  e os Sumérios

A técnica de infundir vem sendo utilizada desde os primórdios das civilizações.
O arqueólogo e linguista checo, Bedrich Hrozny decifrou algumas tábuas com registros que datam de aproximadamente 6000 ª C. -   comprovando que, na região entre os rios Tigres e Eufrates – hoje Iraque – os Sumérios consumiam uma bebida chamada de Sikarum – Cerveja rupestre.  

 Também importante é a peça Suméria conhecida como monumento Blau, de 4000ac , que registra o fermentado sendo ofertado a Deusa Nin-Harra.
Os Sumérios já conheciam ao menos 20 variações desta bebida ou cerveja rústica. Utilizavam com diversos fins, como pagamento ou salário e também como remédio. O historiador verificou que a bebida era utilizada e de grande importância para os rituais religiosos de a época porem, com uma variação que do meu ponto de vista poderíamos chamar de infusão ou aromatização.

A infusão do Sikarum (técnicas ou variações)
Sikarum Tradicional/simples: espécie de fermentado de cereais diversos/cerveja rústica
Este tipo era mais comum  e consumido como bebida cotidiana sendo este o tipo mais utilizado no cotidiano desta civilização

Sikarum aromatizado: basicamente o fermentado simples era colocado em potes de cerâmica e a este adicionado  tâmaras, gengibre e mel.  
O do tipo aromatizado era reservado a comemorações, servido  aos  nobres e utilizadas em rituais religiosos.


Conclusão:
“As técnicas de infusão não são novidade não existe uma data específica e nem um porque da utilização ou desenvolvimento da técnica. Pois os motivos que se levaram a utilizar ou desenvolver a técnica podem ser religiosos ou mesmo por uma questão de se melhorar o sabor de bebidas.”

 Boa Zulu uma perspectiva histórica sobre um tema tão recorrente que é a infusão e principalmente as cervejas aromatizadas que hoje são encontradas em larga escala no mercado. Mas lógico que não é só isso. Pra galera que segue o blog o Zulu revelou também um pouco sobre o aspecto mixologico e seus famosos testes e experiências com bebidas alcoólicas.

Infusão em alcoóis:

Os destilados são melhores para infusionar, pois a graduação alcoólica tem relação direta com capacidade de extração de aromas e pigmentos.

Tendo com base  o nível de potência alcoólica ou volume de álcool obtense variáveis resultados de um mesmo elemento.

Minha primeira tentativa de infusionar a frio através do contato do elemento imerso em álcool, foi a aplicação de cascas de Limão Siciliano com Laranja Bahia em uma vodka comercial de 40 GL.
Conservei em geladeira por aproximadamente duas semanas, o resultado foi muito bom ficou levemente amarelada e com aroma cítrico intenso.

Utilização:
Em especifico desenvolvi esta aromatização para substituir o uso de água de flor de laranjeira em coquetéis e apliquei em coquetéis cítricos como sours e o cosmopolintan através de um pequeno borrifador com intenção de agregar um aroma cítrico diferenciado.

Posso dizer que o 
resultado foi no mínimo interessante.



Receita:
200 ml Vodka 40Gl, casca de laranja Bahia sem a parte branca e casaca de um Limão Siciliano sem a parte branca.

Espero que curtam!!!
Laercio Silva - Zulu Bartender-

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

3 comentários:

Marco De la Roche disse...

Parabéns pela iniciativa!
Todas as boas vibrações para essa parceria!
abs

Rodolfo Sousa (Bob) disse...

Salve Marco!!!
Valew man, o Zulu ta mandando bem nada mais justo que abrir espaço..
Good vibes para todos nós..

Le Cirq - Serviço de Bartender - Barman - Bar para Festa e Eventos disse...

Bem legal o artigo, estão de parabéns!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes