domingo, 5 de maio de 2013

Entrevista - Zulu - Bitters


Zulu já é sócio aqui d’OBarVirtual. Ele é mixologista, chefe de bar do Bar NOH, na rua Bela Cinta no bairro dos Jardins, e um grande apreciador de bitters. Se você também gosta ou quer conhecer melhor o universo dos bitters, aprecie esta entrevista. Sem moderação.


OBarVirtual – Quando você descobriu que gostava bebidas amargas?
Zulu – Isso está diretamente ligado aos meus primeiros contatos com bebidas alcoólicas – cervejas. Nem estou falando de marcas importadas que trazem o amargor como tipologia - Bitter Ale, por exemplo - falo da "lorinha gelada”, a pilsen, adaptada ao paladar brasileiro. Dessa "lorinha", diferente de todos meus amigos, o que mais me chamava atenção era a espuma, principalmente "quente", quando não chegava estupidamente gelada. O diferente da turma, nunca reclamava. Pra mim, o atrativo era aquele amargor que vinha no final do gole. Não parou por aí, mesmo antes de ter contato com qualquer noção de Mixologia, tive contato com um dos Bitters mais conhecidos pelo mundo: Campari. Na primeira apresentação - balcão/prateleira -  o que me chamou a atenção foi a cor. Ao degustar, cheguei a pensar em decepção, mas, na mesma dose, fiquei impressionado com a complexidade da bebida. Doce, amargo, o toque herbal... 
Depois disso, passou a ficar rotineiro ao beber com os amigos, pedir uma dose de Campari. A partir daí, comecei a ter noção do quanto gostava das bebidas amargas.

OBarVirtual Qual a sua motivação para começar a fazer seus próprios ingredientes?
Zulu – A medida que absorvo conhecimento da Mixologia, percebo que o profissional mixologo/mixologista, buscando um melhor aproveitamento das bebidas e também peculiaridades, desenvolve seus próprios ingredientes. Não estou falando de tendências ou modinhas - Isso faz parte da arte de misturar bebidas desde meados do séc XVIII, sigo a risca, tento desenvolver algo com meu toque, ajustando se as tendências atuais e minha região de trabalho.

OBarVirtualQuais as marcas de bitters você prefere?
Zulu – Angostura Bitters, seguindo da Scraps Bitters e Bitters Men's.


OBarVirtualQuais bitters você produz com mais frequência e prefere utilizar?
Zulu – Zulu Bitter: digamos que esta é uma versão "Original" sem um único flavor como "bandeira" ou tipologia. Zulu Orange Bitters: este também reproduzo com freqüência; inclusive é um dos produtos Homemade que mais uso em NOH Bar.
Escolher quais deles prefiro usar é uma pergunta que me corta o coração (risos). Tenho um carinho muito grande por todos eles, mas o Zulu Orange Bitters é sem dúvidas o que mais gosto.

OBarVirtualPosso utilizar qualquer bitter em qualquer coquetel ou existe alguma restrição?
Zulu – Restrição é uma palavra pouco empregada na relação bitter\coquetel; contudo, é de grande valia o profissional de bar ter a compreensão dos elementos desta relação. A partir daí, conseguir escolher o tipo de Bitter ideal para o Cocktail. Entretanto, não é interessante usar qualquer Bitter, busque uma harmonização.

OBarVirtual – Como você escolhe o bitter certo para colocar em cada coquetel?
Zulu – Escolho o bitter cujo seu sabor predominante interaja de forma harmoniosa com os ingredientes do coquetel a ser preparado.

OBarVirtualEm todos os tipos de coquetéis pode-se usar bitter?
Zulu – Vejo os bitters como agente de aroma, equilíbrio, aquele toque especial. Vendo dessa forma, dependendo da aplicação, é possível utilizar em qualquer tipo de coquetel.



OBarVirtualUm ponto de vista.
Zulu – Bitters do for a Cocktail what pepper and bay leaves do for soup. (Bitters fazem para o Cocktail o que a pimenta e o louro fazem para sopa). - Jason Kosmas.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

2 comentários:

Sylvio Rocha disse...

Faltou mencionar o site de onde adquirir essa preciosidade ...

Rodolfo Sousa (Bob) disse...

Por enquanto Sylvio Rocha é um privilégio de poucos amigos. Mas em breve estaremos disponibilizando para fans como você. Fique atento e me mande um email, que tentarei colocar seu nome na fila da próxima produção de Zulu Bitters, por enquanto você vai ter que segurar a emoção. Grande abraço e continue lendo nosso blog...

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes