sexta-feira, 3 de maio de 2013

O que se bebe hein, México?


Terra da Tequila e sombreros, com comida forte e bebidas tão quanto calientes,México é rico em sabores e a diversidades de drinks vai além da tequila com Blend de álcool de cana de açúcar e 51% álcool de agave.As cantinas com seus cantineiros (bartender) servem porções que acompanham as bebidas e são chamadas de botanas, que são espécies de canapés. Variam entre tacos, tortillas ou costeleta de porco.


 O gosto pelas bebidas fortes é tão grande que o governo incentivou o consumo da cerveja (compreendida como o drink da moderação) em troca do consumo de mezcal, tequila e pulque.  Em resposta surgiu o hábito de se despejar um cálice de tequila dentro da caneca de cerveja, que ficou conhecido como Submarino. 
A mistura de 4 partes de cerveja para uma de mezcal também é comum a este se dá o nome de calichal. O México é um país produtor e consumidor de cerveja, produz estilos variados se tem forte aceitação mundial em marcas como Dos XX, Corona. Os estilos pilsener tradicional, Viena muncheners são algumas das mais fortes do país, o ritual de limão e sal ao dorso da mão também é utilizado para cerveja.

Mezcal: Uma espécie de Tequila, que por lei não pode ser chamada de Tequila, sendo este nome reservado a produção dos destilados da planta agave dentro da região de Jalisco. 
Tem teor alcoólico alto e é retratada e em filmes como o destilado que tem um verme dentro (Guzano). O Guzano nasce na própria planta e é colocado dentro de garrafas do destilado.

Pulque: O drinque dos astecas. Um fermentado da seiva da planta do agave. Após a invasão dos espanhóis no México a arte da destilação foi popularizada e transformou esta bebida que ainda é consumida até os dias de hoje. Hoje é popular e conhecido como Mezcal.

Tequila: Já foi apontada como drinque dos anos 70 e 80 e ainda hoje tem muito a oferecer a mixologia. No Brasil, mercado de 100% agave (tequila de qualidade), infelizmente, ainda menos abrangente do qual sua prima de estilo cortado com cana de açúcar. Podem ser brancas ou envelhecidas em barril. A matéria-prima é agave azul e a produção da Tequila é restrita por órgão regulador que determina a área de Jalisco como produtora.
Comidas:

Guacamole: é uma espécie de purê de abacate bem apimentado. Diferente do Brasil, o abacate é tido como ingrediente para preparações salgadas.

Tortillas: é uma massa a base de milho que dá origem a outras preparações como: a tortilla espanhola, feita com batata e ovos.

Taco: é a tortilla de milho recheada. Pode ser recheado com carne, tomate, queijo, alface.

Nacho: é a tortilla frita, serve principalmente para guarnecer pratos como a guacamole e preparações cremosas. Muito crocante e utilizado em restaurantes Tex-Mex com queijo cheddar.



Burritos: também é preparado com a massa de tortilla. A diferença para o taco é que o burrito é servido enroladinho e os recheios também variam. 
Ele pode ser recheado com carnes, queijo, tomate, feijão, chilli, entre outros.





Uma bela opção para quem está em São Paulo, é experimentar a Margarita servida em copo baixo do


Hecho em Mexico

Rua Doutor Renato Paes De Barros, 538 Itaim Bibi / São Paulo - SP

Tel: (11) 3073 0833


O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes