domingo, 21 de julho de 2013

Manhatan Twist, por Marcelo Vasconcellos





Marcelo Vasconcellos, após ler nosso post sobre Jack Daniels Honey nos ofereceu uma receita clássica, porém contemporânea do famoso coquetel Manhatan. Ele também nos contou um pouco sobre está historia de Twist/releitura/revitalização


Hoje, todo cocktail é basicamente um twist, partindo do princípio que não usamos o mesmo produto, material, gelo etc. No entanto, fazer twist não é fazer uma "caipirinha de saquê com abacaxi, goiaba e manjericão". É isso mesmo! Pode ficar delicioso, mas não é a categoria de twist. No twist você utiliza caracteristicas da receita clássica e eleva ou substitui a altura e semelhança do sabor. Exemplo: Bourbon esta próximo ao sabor e extrutura organoléptica do cognac, assim como o fato de adicionar o vermouth bianco e o rosso junto ao bourbon pede que eu utilize as especiarias afim de elevar os aromas e amargor do bitter de ameixa. E a temperatura resfriada rapidamente provoca um choque térmico que faz você sentir os aromar até mesmo na papila e não esconde o sabores mais rudes

Manhattan Honey Twisted
60m de Jack honey Tennessy Whiskey liqueur
10ml de vermouth Bianco Martini
20 ml de vbermouth RossoMartini
3 dashes Free Brothers Plum Bitters
4cm de canela em pau
3 cravos da índia
1 anis estrelado

Preparo: Em um copo mixing glass, adicione bastante gelo. Gire bem com uma colher de bar, afim de gelar o copo por dentro e por fora. Assim você evita a troca de calor. Quando adicionar a bebida, a diluição será menor porque não haverá troca com a temperatura externa. Lembra-se daquela aula de Física que você "cabulou"? Então, eu também não sabia que seria um mixologista, mas sabia que servia para alguma coisa.

Em seguida, deixe sua taça com gelo resfriar. Você pode ter os dois itens já previamente gelados na geladeira. Escoe a água residual do mixing glass e adicione as especiarias (canela, cravo e anis) e gire o gelo para aromatizá-lo. Rapidamente, escoe o resíduo e sirva os ingredientes e não misture mais. Retire o gelo da taça e faça uma coagem dupla com srainer e peneira fina na taça. A temperatura está ideal, previamente resfriado. A esta temperatura você conseguirá sentir os aromas das especiarias contrastando com o doce e amargo das bebidas combinadas. Além disso a bebida estando a uma temperatura menor do que a taça e o mixing glass vai proporcionar um menor aquecimento da bebida. Foi a outra aula que você "cabulou", teoria e prática.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes