terça-feira, 12 de novembro de 2013

Está chegando ao mercado mais uma nova safra de bartenders! Ou seria de mixologistas?


Este que vos escreve está a frente do curso de formação de bartenders realizado na ONG Colmeia e que conta  o patrocínio da gigante DIAGEO, através do projeto “Learning For Life” que contribui para  a formação profissional e cidadã de jovens entre 18 a 33 anos.


O curso realizado na Colmeia tem por objetivo não apenas formar mais um profissional que irá trabalhar no bar detendo os conhecimentos básicos de coquetelaria, mas sim formar cidadãos com foco e responsabilidade no serviço com bebidas alcoólicas e consumo responsável, preparando esses jovens para o mercado de trabalho. Para isso, o projeto conta com o auxilio de profissionais das áreas de pedagogia, hotelaria, além de professores de formação humana. Para os que ficaram interessados, haverá novas vagas gratuitas em janeiro. [Para saber mais sobre a ONG Colmeia e outros cursos, como Barista e Turismo, é só clicar no link]. http://www.colmeia.org.br/v1/


Indo agora direto ao ponto, quero dividir com meus leitores a receita vencedora da tradicional competição que encerra o curso, uma espécie de TCC com direito a apresentação de sua teoria  e a degustação do trabalho.

Na última turma, o coquetel vencedor foi do aluno Oswaldo Brizzi (Wado), uma mistura complexa e bem equilibrada que superou de longe muito dos coquetéis que experimento em bares de São Paulo. E lembrem-se, estamos falando de uma turma de coquetelaria com jovens iniciantes e sem experiência.
Wado apresentou um conceito intrigante ao apresentar um coquetel que leva ingredientes, apontados por ele mesmo, como inerentes a ideia de bebidas exclusivamente quentes (café e uísque escocês) e partiu com a ideia de subverter esta percepção, os transformando em ingredientes de um drink refrescante. Durante os testes me contou que não estava muito contente em usar o Red Label e, principalmente, o licor nacional de café, que é para lá de desequilibrado, amarga e adoça excessivamente. Pois bem, a primeira solução foi fácil. Lembrei-me que havia recebido uma garrafa de Haig Supreme e disse que este tinha um perfil mais intenso de aroma. Ele testou e aprovou. A segunda fase foi substituir o licor industrializado por um ingrediente artesanal. Apontei alguns posts e lhe dei algumas dicas de sites e blogs interessantes, e o acompanhei durante alguns testes para chegar a um licor de café artesanal de boa qualidade. Vejam bem, eu apenas o auxiliei, o interesse e disposição foram totalmente dele. Fato curioso quando penso na maioria dos bares que insistem em trabalhar com produtos de baixa qualidade com a desculpa de que “é mais prático”.
Aqui segue a receita do coquetel e a receita artesanal do primeiro licor artesanal feito por um bartender aspirante e vencedor de competição:

Whisky N' Coffee  
60ml de whisky escocês Haig Supreme
30ml de café expresso resfriado
22,5 ml de licor artesanal de café
15 ml de limão siciliano
Refrigerante de Cola para completar
Servido em copo Hurricane Guarnição: Squeeze de limão siciliano

Em um mixing glass resfriado, adicione o whisky, o café expresso, o licor de café e o limão siciliano. Mexa bem para resfriar e homogenizar o drink. Sirva em um copo Hurricane com gelo. Complete o copo com o refrigerante de cola (aproximadamente 50ml). Descore com um squeeze de limão siciliano. Sirva. Aproveite.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

3 comentários:

Wado Brizzi disse...

Graaaaaaande Rodolfo Bob! Sem dúvidas eu e toda essa galera devemos a você todo esse conhecimento adquirido e aprimorado durante as aulas. Sempre muito competente e eficaz ao nos ensinar o básico na arte da mixologia e coquetelaria!!
Valeu por todo o apoio e todo o incentivo!
E que venha o futuro a todos!!! :D

Rodolfo Sousa (Bob) disse...

Salve Wado,
sucesso a você e a todos nesta jornada mixológica...
Grande abç

Anônimo disse...

Boa dica para relembrar "licor de café mexicano com refrigerante de Cola" muito bom.
Abraços e sucesso!!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes